Pensamentos sobre liberdade e censura

Pensamentos sobre liberdade e censura

11 cit.
Já falamos sobre a liberdade de expressão e pensamento, mas hoje nós celebramos o Dia Mundial Contra a Cibercensura, que foca-se sobre a comunidade on-line. A Internet tem certamente facilitado o fluxo de informações, mas a censura continua aparecendo em muitos assuntos. Neste post vamos falar de censura e de liberdade de circulação de informações, dentro e fora da rede.

“A democratização das nossas sociedades se constrói a partir da democratização das informações, do conhecimento, das mídias, da formulação e debate dos caminhos e dos processos de mudança.”

Betinho

“Nada é tão perigoso para aprisionar a inteligência do que aceitar passivamente as informações.”

Augusto Cury

“Abafar informações vazadas é uma nova forma de censura.”

Julian Assange

Do livro: A revolução dos bichos

“Quando alguém defende a liberdade de expressão e de imprensa, não está reivindicando uma liberdade absoluta. Enquanto existirem sociedades organizadas, sempre deve existir, ou pelo menos sempre haverá de existir, algum grau de censura.”

George Orwell

“Não deve haver mais conversas tolas sobre perseguir qualquer meio de comunicação, seja o Wikileaks, seja o 'The New York Times'.”

Julian Assange

“Com o Wikileaks sob ameaça, assim estão a liberdade de expressão e a saúde de todas as nossas sociedades.”

Julian Assange

“Uma das condições mais necessárias para fazer coisas dignas de louvor consiste em não ter medo das censuras.”

Arturo Graf

“A censura é a inimiga feroz da verdade. É o horror à inteligência, à pesquisa, ao debate, ao diálogo. Decreta a revogação do dogma da falibilidade humana e proclama os proprietários da verdade.”

Ulysses Guimarães

“Há verdades que é mais perigoso publicar do que foi difícil descobrir.”

Marques de Maricá

“Há uma linha tênue entre a censura e o bom gosto e responsabilidade moral.”

Steven Spielberg

Sei que a internet democratiza, dando acesso a todos para se expressar. Mas a democracia também libera a idiotia. Deviam inventar um "antispam" para bobagens.

Arnaldo Jabor

Em destaque