Os mais profundos pensamentos para refletir sobre o terrorismo e o fanatismo

Os mais profundos pensamentos para refletir sobre o terrorismo e o fanatismo

11 cit.
Todos os dias, ou quase, televisões e jornais falam-nos de fatos atrozes, matanças inúteis, muitas vezes cometidas contra pessoas indefesas, sem oportunidade de responder. Trata-se do terrorismo moderno, algo difícil de falar, mas sobre o qual é preciso pensar, para que o medo não nos feche em isolamento e não nos leve à desconfiança. Vamos falar sobre esse tema através das reflexões de grandes pensadores de todos os tempos.

“Sempre os que dizem de antemão que lutam em nome de Deus são pessoas menos pacíficas do mundo: como crêem que recebem mensagens celestiais, têm os ouvidos surdos para qualquer palavra de humanidade.”

Stefan Zweig

“O fanatismo é a única forma de vontade que pode ser incutida nos fracos e nos tímidos.”

Friedrich Wilhelm Nietzsche

“No manicômio global, entre um senhor que julga ser Maomé e outro que acredita ser Buffalo Bill, entre o terrorrismo dos atentados e o terrorrismo da guerra, a violência está nos arruinando.”

Texto sobre os atentados de 11 de setembro.

Eduardo Galeano

“Fundamentalistas dão um toque de arrogante intolerância e rígida indiferença para com aqueles que não compartilham suas visões de mundo.”

Umberto Eco

Do livro: O Mestre Inesquecível

“Os ataques terroristas que destroem vidas escrevem uma carta de ódio, e não de amor. É raro vermos cristãos amarem muçulmanos e muçulmanos amarem cristãos e judeus. O ódio e as mágoas têm prevalecido. O amor tornou-se delírio.”

Augusto Cury

Do livro: Areia e Espuma

“Um fanático é um orador completamente surdo.”

Kahlil Gibran

“Não é estranho que as pessoas tenham tanto prazer em lutarem pela religião, e tão pouco em viverem pelos preceitos dela?”

Georg Christoph Lichtenberg

“O culto dos heróis é o mais forte onde a liberdade humana é menos respeitada.”

Herbert Spencer

Do livro: A ordem do discurso

“A heresia e a ortodoxia não derivam de um exagero fanático dos mecanismos doutrinários, elas lhes pertencem fundamentalmente.”

Michel Foucault

“A barbárie não é somente a covardia do terrorismo mas também a intolerância ou a imposição de políticas unilaterais em escala planetária.”

em 2001, sobre os ataques norte-americanos ao Afeganistão

Fernando Henrique Cardoso

“A melhor forma de lutar contra o terrorismo e pela educação é por meio da política. Por isso fiz essa escolha. Um médico só pode ajudar uma comunidade, mas um político pode ajudar todo um país.”

Malala Yousafzai

Em destaque