Frase de Albert Einstein
“Em oposição aos meus apaixonados sentimentos de justiça e deveres sociais, sempre experimentei a total ausência de me aproximar dos homens e das sociedades humanas. Apraz-me sentir-me só. Nunca me entreguei de corpo e alma a um círculo de amigos, ao Estado, nem à minha própria família. Pelo contrário, sempre senti nesses laços o indefinível sentimento de ser um estranho em seu desejo de solidão.”
Comentários sobre a frase
Frases relacionadas- La trovi in Tristeza
“Era bom estar solitário num lugarzinho, sentado, fumando e bebendo. Sempre tinha sido uma boa companhia para mim mesmo.”
“Incompetente para a vida. Faltava-lhe o jeito de se ajeitar. Só vagamente tomava conhecimento da espécie de ausência que tinha de si mesma. Se fosse criatura que se exprime diria: 'o mundo é fora de mim, eu sou fora do mundo'.”
- La trovi in Tristeza
“Vivemos agimos e reagimos uns com os outros, mas sempre e em quaisquer circunstâncias existimos a sós. [...] Abraçados, os amantes buscam desesperadamente fundir seus êxtases isolados numa única auto-transcendência; debalde. Cada espírito, em sua prisão corpórea, está condenado a viver e gozar em solidão.”
“O individualismo dilacera a comunhão e incentiva a solidão.”
- Do livro: Insular
“Um grupo poderia ser forte mas um indivíduo isolado quebraria sob a mais leve pressão.”
Em destaque