Frase de Marcel Proust
Existe certa semelhança, embora vá evoluindo, entre as mulheres que sucessivamente amamos, semelhança que provém da fixidez de nosso temperamento, pois este é que as escolhe, eliminando todas as que não nos seriam ao mesmo tempo opostas e complementares, isto é, próprias para satisfazer os nossos sentidos e fazer sofrer o nosso coração. São, essas mulheres, um produto do nosso temperamento, uma imagem, uma projeção invertida, um “negativo” da nossa sensibilidade.
Detalhes da frase livro
(À sombra das raparigas em flor)
18/03/2011 às 09:42 Avaliação médiaexcelente1Curiosidades 68
1 vez
467
Avaliação médiaexcelente1
18/03/2011 às 09:42 Avaliação médiaexcelente1Curiosidades 68
1 vez
467
Avaliação médiaexcelente1
Comentários sobre a frase
Frases relacionadas“Tu já deste o primeiro passo, que foi esquecer a birra com teu irmão. O segundo, que foi escolher não ficar com um homem que não ama. O terceiro, que foi afirmar para si mesma que não gosta da faculdade que faz. Agora tu és, mãe. Agora és dona de uma família. Agora é sua vez, Anne, sua vez de construir sua felicidade.”
“Nós parecíamos capazes de escolher naquela época. Éramos uma sociedade que estava morrendo, dizia tia Lydia, de um excesso de escolhas.”
“Escolhe uma mulher da qual possas dizer: tivesse podido elegê-la mais bela, mas não melhor.”
“As mulheres correm atrás dos loucos, e fogem dos ajuizados como de animais venenosos.”
“O prazer da reflexão deriva duma condição que se presume essencialmente masculina, a da interrogação. O homem interroga, a mulher escolhe. Isto estabelece a mútua dependência dos sexos.”
Em destaque