Todas as frases de Fernando Sabino
“Matar não é tão grave como impedir que alguém nasça, tirar a sua única oportunidade de ser. O aborto é o mais horrendo e abjeto dos crimes. Nada mais terrível do que não ter nascido!”
“A consciência é inútil, sem uma convicção adquirida.”
“Devemos ouvir o silêncio não como um surdo, e sim como um cego.”
“Quem toda vida saberá o que significa
a viagem de cada um?”“A música é o silêncio em movimento.”
“Não confio em produto local. Sempre que viajo levo meu uísque e minha mulher.”
“Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: o que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino.”
“Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um.”
“Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino.”
“Tem gente que sente o que a gente sente e passa isto docemente. Tem gente que vive como a gente vive, tem gente que fala e nos olha na face, tem gente que cala e nos faz olhar. Toda essa gente que convive com a gente, leva da gente o que a gente teme passa a ser gente dentro da gente. Um pedaço da gente em outro alguém.”
“Tudo que sentia era saudade da sua presença. Chegava tarde da noite, encontrava a casa às escuras. Era obrigado a atravessar silenciosamente a sala e subir para o quarto, resistindo à tentação de bater à sua porta sob o pretexto de saber se por caso ela ainda estaria acordada.”
“O meu ritmo é esse.
O diabo é que acabo deixando também a mente solta, a vagar pelo espaço. E minha imaginação rola com as ondas na areia de Ipanema, e se perde na distância azul do mar.”“O importante não é dizer, é saber. Certas coisas não se dizem, porque dizendo, deixam de ser ditas pelo não-dizer, que diz muito mais.”
“Já me disseram que sou bom de chegada e ruim de saída. Devo reconhecer que é verdade. Mas a culpa não é minha.”
“O ar não é silencioso? O vento não faz barulho? E que é o vento senão ar? A música é o silêncio em movimento.”
“Brigamos com os outros porque são exatamente aquilo que queríamos ser e não somos.”
“Antes de mais nada fica estabelecido que ninguém vai tirar meu bom humor.”
- La trovi in Amor
“Mas a convivência é feita também de silêncio, e distância.”
“O otimista erra tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação.”
“Resisti à tentação de dizer que não, subiria também, não podia passar mais uma noite longa dela. Tentação de abraçá-la, esquecer tudo que havia passado, subir também. Mas alguma coisa me dizia que o meu lugar era em baixo, que eu era apenas uma testemunha, um espectador, o lado passivo do seu mistério.”
“Y - Letra que devia ser abolida, como fizeram com o K e o W (ou não fizeram?) e escrever logo tudo com i.”
“Sou dono de uma verdade que não se traduz em palavras;
Sou inteligente, sei disso, mas minha inteligência não é capaz de iluminações nem de distribuir justiça.”“No dia em que a mulher descobre que o homem, pelo simples fato de ser seu marido, é também seu cônjuge, coitado dele.”
“Para os pobres, é dura lex, sed lex. A lei é dura, mas é a lei.
Para os ricos, é dura lex, sed latex. A lei é dura, mas estica.”“Analfabetismo - Ninguém precisa aprender a ler para trabalhar na enxada. - Não precisamos de escolas: precisamos de médicos. - Mas a ignorância é responsável pela doença e a miséria! - Saem da escola e na roça esquecem o que aprenderam. - Não querem mais voltar para a lavoura.”
“Ele me despachou dizendo que era para eu falar com o professor que pegasse o tal livro e... Bem, até para isso primeiro era preciso encontrar o livro. Comecei a fuçar de cabo a rabo a biblioteca do meu pai, nas horas em que ele não estava em casa. Percorri prateleira por prateleira, volume por volume, com uma determinação homicida: ou eu...” (continue)(continue lendo)
“Viver devagar é que é bom, e entreviver-se, amando, desejando, sofrendo, avançando e recuando, tirando das coisas ao redor uma íntima compensação, recriando em si mesmo a reserva dos outros e vivendo em uníssono. Isso é que é viver, e viver afinal é questão de paciência.”
“O DURO OFÍCIO DE ESCRITOR
Para mim, o ato de escrever é muito difícil e penoso, tenho sempre de corrigir e reescrever várias vezes. Basta dizer, como exemplo, que escrevi 1.100 páginas datilografadas para fazer um romance, no qual aproveitei pouco mais de 300.”“Foi melhor assim.
Tinha de acabar.
Pois então por que diabo não acabara mesmo naquela ocasião no banco da Praça? Para se sentir cada vez mais infeliz por uma coisa que não teria nunca?”“A gente sofre muito: o que é preciso é sofrer bem, com discernimento, com classe, com serenidade de quem já é iniciado no sofrimento. Não para tirar dele uma compensação, mas um reflexo.”
- La trovi in Homens e mulheres
“Não sei se ela entendeu. Isabel já não me entendia, nem eu a ela: era um mistério para mim. Eu não sabia se ela havia mudado, ou se eu é que ia me tornando outro homem.”
“- O suicídio tanto pode ser afirmação da morte como negação da vida. Tanto faz.
- É mentira. E vou explicar: o suicida é aquele que perdeu tudo, menos a vida.”“E eu continuava assistindo à erosão da minha vida, sem que pudesse fazer nada. Muito menos compreender Isabel.
Até que um dia resolvi imitá-la.”“Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte, da procura um encontro!”“E posso saber que proveito você tira, arriscando assim a vida?
Posso saber que proveito vocês tiram, não arriscando a sua?”“O diabo desta vida é que entre cem caminhos temos que escolher apenas um, e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove.”
“Vou escrever alguma coisa que não sei o que seja, justamente para ficar sabendo. E que só eu posso me dizer, mais ninguém.”
“Se fazia esse sentimento de culpa tão cacete, comum nos que têm fraqueza de caráter ou como eu não têm caráter nenhum.”
“Há pessoas que têm o dom de inspirar-me uma fulminante simpatia à primeira vista - quase sempre aliás, injustificada.”
“Se lhe posso dar um conselho, é este: não tente apanhar o fruto verde para que ele não apodreça na sua mão.”
“Os homens se dividem em duas espécies: os que têm medo de viajar de avião e os que fingem que não têm.”
“Uma mulher tomou um trem e foi-se embora muito infeliz, como devem ser as mulheres que tomam trens.”
“Infidelidade é como apanhar seu sócio furtando dinheiro do caixa. A relação está dissolvida.”
“Contra o buraco negro por onde nós mesmos seremos sugados, simplesmente não há solução.”
“Um verdadeiro romance é sempre a interpretação desajeitada de um sonho.”
“São vidas. Sendo vidas, nada mais nos resta fazer senão irmos vivendo.”
“Agora o fruto de tão maduro parece que se rompe, vai apodrecendo.”
“Em arte não há nada mais velho do que o futurismo.”
“Liberdade é o espaço que a felicidade precisa.”
- La trovi in Comunicar
“Só é sincero aquilo que não se diz.”
Em destaque