Todas as frases de Ingmar Bergman
“O teatro é o começo, o fim, é tudo, enquanto o cinema pertence ao âmbito da prostituição.”
“Quando eu era jovem, eu tinha muito medo de morrer, mas agora penso que é muito, muito sábio se preparar. É como uma luz que se extingue.”
“Minha peça começa com o ator que desce à platéia, estrangula um crítico e, de um livrinho preto, lê todas as humilhações que sofreu e tomou nota. Depois vomita sobre o público. Em seguida, afasta-se e dá um tiro na cabeça.”
“Eu escrevo scripts para servir como esqueletos aguardando a carne e o tendão de imagens.”
“Filmes são sonhos, filmes são música. Nenhuma arte passa a nossa consciência na forma como o filme passa, e vai diretamente para os nossos sentimentos, no fundo escuro salas de nossas almas.”
“Eu não assisto meus próprios filmes muito frequentemente. Fico muito nervoso e pronto para chorar... É miserável. Acho que é horrível.”
“Não quero produzir uma obra de arte que o público possa sentar e chupar esteticamente... Quero dar-lhe um golpe nas costas, para queimar sua indiferença, para assustar-los fora de sua complacência.”
“Nossas relações sociais são limitadas, a maioria do tempo, a fofocar e criticar o comportamento das pessoas. Esta observação lentamente empurrou-me para o isolamento da chamada vida social. Meus dias se passam na solidão.”
“Amar ela? Você está desprovido de qualquer sentimento. A você falta decência comum. Você sabe como se expressar. Você sempre tem apenas o direito de palavras. Há apenas uma coisa que você não tem a menor ideia: a própria vida. Você é um covarde, covarde, mas um gênio em evasivas e desculpas.”
Em destaque