Todas as frases de José Saramago
“Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de salafrários que se reúnem pra roubar juntos.”
“A globalização é um totalitarismo. Totalitarismo que não precisa nem de camisas verdes, nem castanhas, nem suásticas. São os ricos que governam e os pobres vivem como podem.”
“O mundo seria muito mais pacífico se todos fôssemos ateus.”
“Há uma pergunta que me parece dever ser formulada e para a qual não creio que haja resposta: que motivo teria Deus para fazer o universo? Só para que num planeta pequeníssimo de uma galáxia pudesse ter nascido um animal determinado que iria ter um processo evolutivo que chegou a isto?”
“O problema não é um Deus que não existe, mas a religião que O proclama!”
“O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade, as pequenas cobardias do quotidiano, tudo isto contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que, em cada momento, for susceptível de servir os nossos interesses.”
“A nossa outra especialidade, além da balística, tem sido neutralizar, pela fé, o espírito curioso.”
“Só num mundo de cegos as coisas serão como verdadeiramente o são.”
“Momentos de fraqueza na vida qualquer um os poderá ter e, se hoje passamos sem eles, tenhamo-los por certos amanhã.”
“O Bem e o Mal não existem em si mesmos, cada um é somente a ausência do outro.”
“Se toda a política precisa de uma economia, a economia determina uma política; é isso que está a acontecer (com a globalização).”
- Do livro: Caim
“Sinto que o que me acontece deve ter um significado, um sentido qualquer, sinto que não devo parar a meio do caminho sem descobrir do que se trata.”
“O mal não é ter uma ilusão, o mal é iludir-se.”
“Cada um de nós tem a sua própria morte, transporta-a consigo num lugar secreto desde que nasceu, ela pertence-te, tu pertence-lhe.”
“O que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca, e é preciso andar muito para se alcançar o que está perto.”
“Há uma tendência autoritária em muitos países. Nada restou dos ideais. A esquerda sofre uma espécie de tentação maligna que é a fragmentação. Não vejo nada mais estúpido do que a esquerda. Uns enfrentam os outros, por grupos, por partidos, por opções.”
“Nós estamos a assistir ao que eu chamaria a morte do cidadão e, no seu lugar, o que temos e, cada vez mais, é o cliente. Agora já ninguém nos pergunta o que é que pensamos, agora perguntam-nos qual a marca do carro, de fato, de gravata que temos, quanto ganhamos.”
“Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos confessamos.”
“Os políticos são a mentira, legitimada pela vontade do povo!”
“Seria tudo mais fácil de entender se confessássemos, simplesmente, o nosso infinito medo, esse que nos leva a povoar o mundo de imagens à semelhança do que somos ou julgamos ser, salvo se tão obsessivo esforço é, pelo contrário, uma invenção da coragem, ou a mera teimosia de quem se recusa a não estar onde o vazio estiver, a não dar sentido ao...” (continue)(continue lendo)
“Há que ter o máximo de cuidado com aquilo que se julga saber, porque por detrás se encontra escondida uma cadeia interminável de incógnitas, a última das quais, provavelmente, não terá solução.”
“As religiões, todas elas, por mais voltas que lhes dermos, não têm outra justificação para existir que não seja a morte, precisam dela como do pão para a boca.”
“Damos voltas e voltas, mas, na realidade, só há duas coisas: ou escolhes a vida ou afastas-te dela.”
“Se queres ser cego, sê-lo-ás.”
“Não é a pornografia que é obscena, é a fome que é obscena.”
“A propósito, não resistiremos a recordar que a morte, por si mesma, sozinha, sem qualquer ajuda externa, sempre matou muito menos que o homem.”
“Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro.”
“O universo não tem notícia da nossa existência.”
“É assim a vida, vai dando com uma mão até o dia em que tira tudo com a outra.”
“Sempre chega a hora em que descobrimos que sabíamos muito mais do que antes julgávamos.”
“A ausência é também uma morte, a única e importante diferença é a esperança.”
“Nascemos, e nesse momento é como se tivéssemos firmado um pacto para toda a vida, mas o dia pode chegar em que nos perguntemos Quem assinou isto por mim.”
“Se antes de cada ato nosso nos puséssemos a prever todas as conseqüências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar. Os bons e os maus resultados dos nosso ditos e obras vão-se...” (continue)(continue lendo)
“Escrevemos porque não queremos morrer. É esta a razão profunda do acto de escrever.”
“A alegria e a tristeza podem andar unidas, não são como a água e o azeite.”
“O senhor ainda sente necessidades de ajustar contas com Deus, mesmo acreditando que ele só existe na cabeça das pessoas?”
“Eu sou um comunista hormonal, meu corpo contém hormônios que fazem crescer minha barba e outros que me tornam um comunista. Mudar, para quê? Eu ficaria envergonhado, eu não quero me tornar outra pessoa.”
“Não se pode exigir a toda a gente que seja sensata, por isso o mundo está como está.”
“Talvez os homens nasçam com a verdade dentro de si e só não a digam porque não acreditam que ela seja verdade.”
“Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar.”
“Para temperamentos nostálgicos, em geral quebradiços, pouco flexíveis, viver sozinho é um duríssimo castigo.”
“O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas.”
“Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória.”
“As palavras proferidas pelo coração não tem língua que as articule, retém-nas um nó na garganta e só nos olhos é que se podem ler.”
“O costume de cair endurece o corpo, ter chegado ao chão, só por si, já é um alívio.”
“Não sou pessimista. O mundo é que é péssimo.”
“A vida, esta vida que inapelavelmente, pétala a pétala, vai desfolhando o tempo, parece, nestes meus dias, ter parado no bem-me-quer.”
“Tentei não fazer nada na vida que envergonhasse a criança que fui.”
“O caos é uma ordem por decifrar.”
“Cada segundo que passa é como uma porta que se abre para deixar entrar o que ainda não sucedeu.”
Em destaque