Todas as frases de Josemaría Escrivá
“A verdadeira virtude não é triste nem antipática, mas amavelmente alegre.”
“Não achas que a igualdade, tal como a entendem, é sinônimo de injustiça?”
“Viva a tua fé. Cristo não é uma figura que passou. Não é uma recordação que se perde na História. Vive! Jesus Christus heri et hodie: ipse et in saecula! diz São Paulo. Jesus Cristo ontem e hoje e sempre!”
“Jesus sofre para cumprir a Vontade do Pai... E tu, que também queres cumprir a Santíssima Vontade de Deus, seguindo os passos do Mestre, poderás queixar-te se encontras por companheiro de caminho o sofrimento?”
“Que eu tenha peso e medida em tudo? menos no amor.”
“A alegria que deves ter não é aquela a que poderíamos chamar fisiológica, de animal sadio, mas uma outra, sobrenatural, que procede de abandonar tudo e de te abandonares a ti mesmo nos braços carinhosos do nosso Deus-Pai.”
“Nunca poderei ter verdadeira alegria se não tiver paz. E o que é a paz? A paz é consequência da vitória. A paz exige de mim uma contínua luta. Sem luta, não poderei ter paz.”
“A dor abate-te porque a recebes com covardia. Recebe-a, valente, com espírito cristão e estimá-la-ás como um tesouro.”
“O conhecimento próprio leva-nos como que pela mão à humildade.”
“Essas depressões por veres ou por outros descobrirem os teus defeitos, não têm fundamento... Pede a verdadeira humildade.”
“Essa falsa humildade é comodismo, assim, tão humildezinho, vais abandonando direitos...que são deveres.”
“Se não és senhor de ti mesmo, ainda que sejas poderoso, dá-me pena e riso o teu poderio.”
“Não julgues nada pela pequenez dos começos. Uma vez fizeram-me notar que não se distinguem pelo tamanho as sementes que darão ervas anuais das que vão produzir árvores centenárias.”
“Por muito que ames, nunca amarás bastante. O coração humano tem um coeficiente de dilatação enorme. Quando ama, alarga-se num crescendo de carinho que ultrapassa todas as barreiras. Se amas o Senhor, não haverá criatura que não encontre lugar em teu coração.”
“Prostro-me diante de Deus e exponho-lhe claramente a minha situação. Logo a seguir, recebo a certeza da sua assistência e, no fundo do meu coração, ouço que Ele me repete devagar: Meus es tu!, tu és meu; Eu já sabia - e sei - como és: para a frente!”
“São santos os que lutam até o fim da vida: os que sempre sabem levantar-se depois de cada tropeço, de cada queda, para prosseguir valentemente o caminho com humildade, com amor, com esperança.”
Em destaque