Todas as frases de Jostein Gaarder
“Pois quando a gente entende que não entende alguma coisa é que a gente está prestes a entender tudo.”
“Quando penso nas cartas da paciência de Frode, tenho a impressão de que o equilíbrio da natureza desapareceu por completo.”
“Criaturas são belas, mas todas perderam a razão, exceto uma. Só o curinga do jogo não se deixa iludir.”
- Do livro: Maya
“Precisa-se de bilhões de anos para criar um ser humano. E ele só precisa de alguns segundos para morrer.”
- Do livro: Maya
“A insensatez do mundo não tem mais limites nem fronteiras. Penso nessa arrogante insensatez dos sabichões, uma espécie de miopia do engenho, tão maravilhosamente subdesenvolvida entre aborígines, maores e melanésios, antes de eles se transformarem em apêndices do homem branco. Penso na insensatez da cobiça e do lucro. Hoje em dia se empregam...” (continue)(continue lendo)
- Do livro: Maya
“Isso se explica pelo fato de que a imagem que você tem do que quer fazer sempre é incomparavelmente superior às cópias a que você tenta dar forma com as mãos.”
- Do livro: Maya
“A paciência é uma maldição de família. Há sempre um coringa que não se deixa iludir. Quem quer entender o destino, tem de sobreviver a ele.”
“A vida é uma loteria gigante, da qual só se vêem os ganhadores.”
“O espírito pode atravessar portas de aço. E não há carros blindados ou bombas que possam destruir algo que é feito de espírito.”
“Uma única pergunta pode ser mais explosiva do que mil respostas.”
“E embora estivéssemos vendo as mesmas estrelas, estávamos infinitamente longe uns dos outros.”
“Se nosso cérebro fosse tão simples a ponto de entendê-lo, seríamos tão tolos que continuaríamos sem entendê-lo.”
“A história é como um grande conto de fadas. A única diferença entre os dois é que a história é de verdade.”
“Mas aquilo não me impressionou muito. Meus pensamentos estavam em outro lugar... E em outro tempo.”
- Do livro: Maya
“A sabedoria a posteriori também é uma forma de sabedoria. Pode ser sábio olhar para trás. Somos mais nosso passado do que nosso futuro.”
- Do livro: Maya
“O riso nunca está muito longe do pranto, porque a felicidade é frágil como vidro.”
- Do livro: Maya
“As perspectivas são tão complicadas que é preciso manter em aberto várias possibilidades. Se existe um Criador, quem é? E se não existe Criador, o que é então este mundo?”
- Do livro: Maya
“Existe um mundo. Em termos de probabilidade, isso é algo que esbarra no limite do impossível. Teria sido muito mais fidedigno se, por acaso, não existisse nada. Nesse caso, ninguém teria começado a perguntar por que não havia nada.”
- Do livro: Maya
“Somos obras de arte elaboradas e enobrecidas durante bilhões de anos, mas somos feitos de um material barato demais.”
- Do livro: Maya
“Breve resumo da história deste nosso Universo: O aplauso à grande explosão só chegou quinze bilhões de anos depois a explosão ocorrer.”
- Do livro: Maya
“Não é de estranhar que o Criador, segundo dizem, tenha retrocedido um passo ou dois quando modelou o homem, com terra que pegou no chão, soprando-lhe vida pelo nariz para transformá-lo numa criatura viva. O mais surpreendente desse acontecimento foi a falta de espanto de Adão.”
“Já não sinto necessidade de ver ou viver mais do que já vi ou vivi. A única coisa que quero, e muito é reter o que tenho.”
“Tentar compreender o universo talvez seja mais ou menos como montar um gigantesco quebra-cabeça. Se bem que talvez se trate igualmente de um enigma mental ou espiritual, e pode ser que a solução desse enigma se encontre em nós mesmos. Pois nós é que estamos aqui. Nós é que somos esse universo, nós.”
“Às vezes eu tenho a sensação de que cada um de nós está no alto de uma montanha envolta em neblina, um tentando achar o outro na distância. Entre nós há um vale encantado pelo qual você acaba de passar no caminho da vida, mas onde eu nunca pude vê-lo.”
“Mas o que é um ser humano, Georg? Quanto vale um ser humano? Será que nós somos apenas poeira que qualquer ventania levanta e espalha?”
“Até parece que é você que está correndo atrás do tempo, não eu. E é uma ideia estranha. Geralmente, os velhos aparentam ter mais tempo do que as crianças pequenas, que estão com a vida inteira pela frente.”
“Nós vivemos dentro de um grande conto de fadas, do qual ninguém faz realmente ideia.”
“Pois maior que tudo é o amor. E o tempo nem de longe consegue apagá-lo com a mesma rapidez com que apaga as lembranças.”
“A vida é uma loteria gigantesca, na qual só os números vencedores são visíveis. Você que está lendo este livro é um número vencedor. Sorte sua!”
Nunca seremos capazes de saber com toda a certeza como as coisas são "em si". Só podemos saber como elas "se mostram" a nós.
Superstição... que palavra estranha esta! Se a gente acredita no bom Deus, isso se chama ""ter fé"". Mas se a gente acredita em astrologia ou na sexta feira 13 o nome muda para ""superstição""! Quem tinha o direito de chamar de superstição a crença de outras pessoas?
“Cansados da eterna luta por abrir um caminho pela matéria bruta, escolhemos outro caminho e nos lançamos, apressados, aos braços do infinito. Mergulhamos em nós mesmos e criamos um novo mundo.”
“Quando agimos erroneamente, isto acontece porque não sabemos como fazer melhor. Por isso é tão importante ampliar nossos conhecimentos.”
“Todas as coisas complexas estão condenadas à decadência.”
“Somos um planeta vivo, Sofia! Somos um grande barco navegando ao redor de um sol incandescente no universo. Mas cada um de nós é um barco em si mesmo, um barco carregado de genes navegando pela vida. Se conseguirmos levar esta carga ao porto mais próximo, nossa vida não terá sido em vão.”
“Somos uma centelha da grande fogueira acesa há bilhões de anos.”
“Se tomamos um livro sobre a doutrina divina, ou sobre metafísica, devemos perguntar o seguinte: ele contém algum raciocínio abstrato sobre tamanho ou números: Não. Contém algum raciocínio sobre fatos e sobre a vida que seja baseado em experiências: Não. Atira-o, então, ao fogo, pois tudo o que ele contém não passa de fantasmagoria e ilusão.”
“Enquanto somos a morte não existe, e quando ela passa a existir, nós deixamos de ser.”
“Para muitas pessoas, o mundo é tão incompreensível quanto o coelhinho que um mágico tira de uma cartola que, há poucos instantes, estava vazia.”
“O ensino da filosofia não precisa ser complexo, intricado. Tem a ver com curiosidade, a mania de fazer perguntas, algo que perdemos na cultura ocidental quando envelhecemos.”
“O sol também não tem luz própria. Ele é apenas um espelho que reflete a luz de Deus.”
“Para que se deveria, em meio à grande ausência de limites, colocar a todo custo um limite qualquer?”
“No espelho da parede, vemo-nos passar sorrateiros na penumbra, vemos que nós mesmo somos os seres enigmáticos que queremos caçar.”
“Nascer é receber de presente o mundo inteiro.”
“Não sabia que as pessoas também podiam naufragar em aventuras. Hoje sei que todo mundo deve ter muito cuidado com elas.”
“Vivo com tanta emoção porque sei que só tenho uma vida.”
“Se realmente existe um Deus, ele deve estar brincando de esconde-esconde com as suas criações.”
“Pelo menos uma vez a cada quatro anos, as pessoas deveriam fazer um esforço e se perguntar como estão avaliando sua vida neste planeta. Elas precisam, por assim dizer, tirar a colher da boca e se perguntar para que estão comendo.”
“Às vezes Deus ergue as mãos em desespero e diz para si mesmo: - Eu sei, eu sei que muitas coisas poderiam ser diferentes, mas o que foi feito, foi feito, e afinal de contas, eu não sou todo-poderoso!”
Em destaque