Todas as frases de Karl Marx
“A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.”
“O capitalismo gera o seu próprio coveiro.”
“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.”
“De cada um, de acordo com suas habilidades, a cada um, de acordo com suas necessidades.”
“De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática.”
“O trabalhador só se sente a vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado.”
“A propriedade privada tornou-nos tão estúpidos e limitados que um objeto só é nosso quando o possuímos.”
“Se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária.”
“O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a.”
“O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.”
“Tudo o que é sólido se desmancha no ar.”
“O primeiro requisito da felicidade dos povos é a abolição da religião.”
“Os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins. Proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que as classes dominantes tremem à idéia de uma revolução comunista! Os proletários nada têm a perder nela a não ser suas cadeias. Têm um mundo a ganhar.”
“O poder político é o poder organizado de uma classe para a opressão de outra.”
“O povo que subjuga outro, forja suas próprias cadeias.”
“Se uma pessoa ama sem inspirar amor, isto é, se não é capaz, ao manifestar-se uma pessoa amável, de tornar-se amada, então o amor dela é impotente e uma desgraça.”
“A religião é o suspiro da criança acabrunhada, o coração de um mundo sem coração, assim como também o espírito de uma época sem espírito. Ela é o ópio do povo.”
“A ditadura do proletariado constitui-se na transição para atingir uma sociedade sem classes.”
“Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo.”
“Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas.”
“A religião é o ópio do povo.”
“Eu sei que o silêncio muitas vezes tira a vontade de alguém ouvir uma palavra, mas tem hora que as palavras doem mais do que o silêncio.”
“A história de toda a sociedade até hoje tem sido a história das lutas de classe.”
“Se o bicho da seda tecesse para ligar as duas pontas, continuando a ser uma lagarta, seria o assalariado perfeito.”
“Na relação com a mulher, como presa e servidora da luxúria coletiva, expressa-se a infinita degradação na qual o homem existe para si mesmo, pois o segredo desta relação tem sua expressão inequívoca, decisiva, manifesta, desvelada, na relação do homem com a mulher e no modo de conceber a relação imediata, natural e genérica.”
“O comunismo não retira a ninguém o poder de apropriar-se de sua parte dos produtos sociais, apenas suprime o poder de escravizar o trabalho de outrem por meio dessa apropriação.”
“O que caracteriza a economia política burguesa é que ela vê na ordem capitalista não uma fase transitória do progresso histórico, mas a forma absoluta e definitiva da produção social.”
“A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.”
“Os olhos que só enxergam a mentira quando percebem a verdade, cegam.”
“O trabalhador tem mais necessidade de respeito que de pão.”
“O trabalho não é a satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades.”
“Horrorizai-vos porque queremos abolir a propriedade privada. Mas em vossa sociedade a propriedade privada já está abolida para nove décimos de seus membros.”
“Sem sombra de dúvida, a vontade do capitalista consiste em encher os bolsos, o mais que possa. E o que temos a fazer não é divagar acerca da sua vontade, mas investigar o seu poder, os limites desse poder e o caráter desses limites.”
“Uma idéia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.”
“Os operários não têm pátria.”
“A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, como isso, todas as relações sociais.”
“O medo cala a boca dos inocentes e faz prevalecer a verdade dos culpados.”
“Bom mesmo é ter muitos amigos, pois que quando um estar ocupado, você pode se socorrer dos outros.”
“Nós, comunistas, temos sido acusados de querer abolir a propriedade adquirida pessoalmente, fruto do próprio trabalho e do mérito pessoal. Falais da propriedade do pequeno burguês? Não precisamos aboli-la: o desenvolvimento da indústria já a aboliu e continua a aboli-la diariamente.”
“Quanto menos comes, bebes, compras livros, vais ao teatro e ao café, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas desporto, etc., mais economizas e mais cresce o teu capital. «És» menos, mas «tens» mais. Assim todas as paixões e actividades são tragadas pela cobiça.”
“O que caracteriza o comunismo não é a abolição da propriedade em geral, mas a abolição da propriedade burguesa.”
“A imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas.”
“Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da sociedade inteira, ou pela destruição das duas...” (continue)(continue lendo)
“Proletários de todos os países, uni-vos!”
“A burguesia vive em guerra perpétua; primeiro, contra a aristocracia; depois, contra as frações da própria burguesia cujos interesses se encontram em conflito com os progressos da indústria; e sempre contra a burguesia dos países estrangeiros.”
“A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa?”
“Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes.”
“As pessoas que nos fazem rir, também nos fazem chorar.”
“O homem faz a religião, mas a religião não faz o homem.”
“Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem, a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.”
Em destaque