Todas as frases de Lula
“A esperança venceu o medo e o eleitorado decidiu por um novo caminho para o País.”
“Quando nós falamos em direitos, nós falamos para quem? Para nós, que temos direitos? E os milhões que não conseguem um emprego? E os milhões que estão na economia informal?”
“A verdade nua e crua é que ninguém gosta de viver de favores.”
“Os que criticam o projeto de transposição do São Francisco não tomaram água suja como eu e meus irmãos tomamos quando crianças no Nordeste. Tomávamos a mesma água do gado, e isso precisa acabar.”
“Não é fácil, no nosso país, qualquer mudança em profundidade.”
“Depois que fiz uma caravana pelo Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, voltei convencido de que o Brasil precisaria transformar essa região, como Roosevelt pensou o Vale do Tennessee, nos Estados Unidos.”
“É no mínimo estranho que vozes pessimistas magnifiquem dificuldades e percalços que são naturais em qualquer processo de integração. Enquanto isso, cresce lá fora o interesse em dialogar com o nosso bloco e associar-se a ele.”
“Espero que vocês não sejam desaforadas e não comecem a pensar na Presidência da República.”
“Não haverá intriga, futrica ou eleição que possa frear o desenvolvimento.”
“Ler é como ter uma esteira (ergométrica) no quarto. No começo, a gente tem preguiça de andar, mas depois que começa toma gosto pelo exercício e não quer parar mais.”
“O Serra não será candidato porque sabe que perde.”
“Vamos trabalhar para ganhar as eleições. Não é uma eleição fácil. É como time de futebol. Quando o time está ganhando de um a zero, de dois a zero, quando o time está ganhando, recua, não quer mais fazer falta, pênalti, fica só rebatendo a bola. E quem está perdendo vem para cima com tudo, e é com gol de mão, de cabeça, de chute, de canela. Não...” (continue)(continue lendo)
“O Estado nada mais é que uma mãe, e a mãe sempre vai dar mais atenção ao filho mais fraquinho.”
“Por mais que você não goste de sua aparência, afirme-se bonito.”
“Queria dizer ao presidente Wade e ao povo do Senegal e da África que não tenho nenhuma responsabilidade com o que aconteceu no século 18, nos séculos 16 e 17. Mas penso que é uma boa política dizer ao povo do Senegal e ao povo da África: perdão pelo que fizemos aos negros.”
“Tem gente que não gosta do meu otimismo, mas eu sou corintiano, católico, brasileiro e ainda sou presidente do país. Como eu poderia não ser otimista?”
“Não falta, neste país, quem fique torcendo (contra). Sabe aquele negócio do ex-marido que não quer que a mulher seja feliz com outro? Aquela pessoa que fica torcendo para que o (novo) marido seja pior do que ele?”
“Não tem razão para fazer isso.”
“Às vezes um passinho aqui e um passinho ali são mais sólidos do que um grande passo que lhe dá uma distensão muscular e você não consegue dar o segundo passo.”
“O governo, eleito democraticamente pela sociedade brasileira, não pode se omitir no debate atual sobre a necessidade de se realizar uma reforma do Judiciário. Trata-se de questão fundamental para o país.”
“Não é o Bolsa-Família que vai resolver o problema do povo brasileiro. O que vai resolver são as mudanças estruturais que nós queremos que aconteçam no Brasil: a economia tem de voltar a crescer e temos de gerar empregos.”
“Estou com o coração apertado.”
“Estou chegando ao primeiro ano de governo com a sensação de leveza, com a sensação da primeira etapa do jogo ganha em todas as áreas.”
“Quando eu tiver de pensar em mudança de ministro, prefiro estar em Brasília, no meu gabinete ou na minha casa, com um conjunto de companheiros do próprio governo, com aliados políticos, decidindo se vamos ou não fazer as mudanças que precisam ser feitas. Por enquanto, não estou precisando fazer isso.”
“Eu quero pedir àqueles que têm mais pressa, que são mais nervosos, que se um dia tiverem de me julgar, pela nossa relação de amizade, deixem para me julgar no final do meu governo.”
“Eu estou presidente. Mas sou mesmo é dirigente sindical.”
“Sem abrir mão de convicções e princípios, o governo optou pelo entendimento, em vez de impor ao Congresso a lógica da maioria contra a minoria. É uma diferença fundamental nas práticas políticas do novo Brasil.”
“Estamos dando um sinal ao mundo de que, em um futuro bem próximo, o petróleo não será motivo para que haja guerra no mundo ou para que um país consumidor não invada um país produtor.”
“Não vou sair com a imagem arranhada da reforma ministerial. Tudo tem limite.”
“A luta pela justiça social é o divisor de águas do desenvolvimento brasileiro do século 21. É a campanha do petróleo da nossa geração. Agora, uma nova causa se impõe, tão desafiadora quanto a campanha dos anos 50.”
“Apanhamos muito e perdemos companheiros, companheiros de qualidade, que tinham muita pressa e acreditavam que as coisas podiam ter sido feitas de anteontem para ontem. Isso tudo serviu de lição para nós. Apanhei muito, plantei e agora estamos podendo chupar os frutos.”
“Há males que vêm para o bem. O acidente pode estimular os avanços do conhecimento tecnológico.”
“Já faz seis meses que eu disse que vamos fazer a reforma, mas será no momento certo.”
“Temos que saber se as crianças estão aprendendo. O resultado não é nada promissor.”
“Política é olho no olho.”
“Eu sou sanfona mesmo.”
“Eu sou radicalmente contra (a liberação dos transgênicos) e acho um retrocesso o governo fazer isso. Isso, na verdade, está acontecendo porque mais uma vez a elite política deste país se rende ao fascínio de uma multinacional.”
“Você pode fazer seu discurso político na hora em que quiser. Você pode ter suas definições ideológicas quando quiser, mas, na hora de governar, é pão, pão, queijo, queijo. Você nem sempre faz o que você quer.”
“Estou com cara de rei?”
“Quando terminar meu mandato, não vou nem para a França nem para os Estados Unidos fazer pós-graduação, vou para São Bernardo do Campo, que é onde eu sempre vivi e onde estão meus companheiros.”
“Eu não quero nem que você seja mais otimista do que eu. Se for igual a mim, já está ótimo.”
“Eu vou te dar um abraço, meu amor. Daqui a pouco, eu pulo aí e te agarro.”
“Agora que eu sou baiano, saiam da frente.”
“Não podemos pensar que já está tudo resolvido e agora fazer uma farra.”
“Que Gestapo (polícia política nazista) é essa, que papel de polícia nazista é esse?”
“Espero que o Poder Judiciário tenha agilidade para que processos não sejam engavetados, para que processos não demorem, porque o povo não pode continuar sendo roubado.”
“O combate à fome só vai acontecer de verdade no mundo quando a fome for transformada num problema político, quando os famintos começarem a preocupar os governantes.”
“Eles (o governo federal) querem passar o seguinte: só pode ganhar as eleições quem for subserviente ao sistema financeiro internacional.”
“O problema é que no Brasil há gente mais americana que os próprios americanos.”
“Eu não vou fazer a reforma agrária que o MST pretende, trocando miseráveis urbanos por miseráveis rurais, apenas para apresentar número de assentados que nada produzem.”
Em destaque