Todas as frases de Ulysses Guimarães
“Eu tenho ódio e nojo à ditadura.”
“A liberdade de expressão é apanágio da condição humana e socorre as demais liberdades ameaçadas, feridas ou banidas. É a rainha das liberdades.”
“Governo xique-xique, este que aí está. Não dá sombra nem encosto. Para a Nação, não dá. Para os amigos, parentes e protegidos, presenteia com governadorias, senatorias biônicas, embaixadas, empréstimos e negócios. Passa então ser o governo sombra e água fresca.”
“Vamos tomar essa Bastilha nojenta e repugnante que é o Colégio Eleitoral, um câncer que está apodrecendo a política e matando a nação.”
“O Brasil precisa de uma Constituição em que o povo seja o fundador, por votação direta, do governo e da lei.”
“Enquanto houver norte e nordeste fraco, não havera estado forte, pois o país será fraco.”
“Está havendo uma aritmética fascista na qual 5 é igual a 0, pois um único erro anula todo o voto.”
“Na ditadura, à sombra de Marco Aurélio, pululam e ficam impunes os Calígulas sangüinários, os Torquemadas da Inquisição e da intolerância, os enxudiosos Faruks da corrupção.”
“A civilização é a longa e fascinante história da libertação do homem. A liberdade é o roteiro da civilização. Toda invenção é triunfo da libertação humana. Com a roda o homem começou a libertar-se do espaço e do tempo; com a agricultura, do nomadismo e da fome: com a medicina, da doença; com a casa, a roupa e o fogo, das intempéries, do frio e...” (continue)(continue lendo)
“Os partidos políticos existem para alcançar o poder.”
“É claro que a política não é o ofício da bagatela, a pragmática da ninharia. Quem cuida de coisas pequenas, acaba anão.”
“A revolução de 1964 ressuscitou do cemitério da oligarquia perrepista, sepultado que foi pela revolução de 1930, o lema cínico de que 'feio em política é perder as eleições' Feio não é prender arbitrariamente, fraudar eleições pelo dinheiro e pela pressão da máquina administrativa, admitir ou remover funcionários por perseguição, espancar...” (continue)(continue lendo)
“Ao repudiar Pompéia, embora inocentando-a de infidelidade, com o dito famoso: 'Não basta à mulher de César ser honesta, deve parecer honesta'. César fundou o PSD. Essa tirada hábil tem versão brasileira no antológico 'em política, o que importa é a versão, não o fato'. Disputam-lhe a autoria José Maria Alkmin, Gustavo Capanema, embora em verdade...” (continue)(continue lendo)
“Em política, estar com a rua não é o mesmo que estar na rua.”
“Minha paciência é tão infinita como a do povo brasileiro. Só se irrita com o bêbado e com o chato. O chato é o inimigo do gênero humano. É o vento encanado que acaba com qualquer reunião, é o maçante a quem você pergunta 'como vai?' e lê resolve contar. Na conceituação exata de Benedito Croce, que Santiago Dantas me revelou, o chato não lhe faz...” (continue)(continue lendo)
“Foi o homem quem derrotou Hitler. Derrotaram-no as Nações baseadas na liberdade e nos direitos humanos, em que o homem é fim e não meio.”
“É terrível o ofício dos que dependem da opinião pública. Tantos são assassinados, crucificados, arruinados, frustrados. Foi trágico o fim de Cristo, Kennedy, Garrincha, Marilyn Monroe, Elvis Presley. Os Asilos dos Artistas testemunham as terríveis palavras: Sic transit gloria mundi.”
“No famoso quadro de Pedro Américo, que glorifica o Grito do Ipiranga, aparece a figura atônita e circunstancial do tropeiro, símbolo do povo, que via mas não participava do acontecimento.”
“Enquanto houver cachaça, samba, carnaval, mulata e campeonato de futebol, não haverá rebelião no Brasil. O coríntians segura mais o povo do que a Lei de Segurança Nacional.”
“O que há de dramático no óbvio, notadamente em política, é ser muito declamado e pouco praticado. A biografia dos santos e estadistas é o exercício do óbvio: a fraternidade, o perdão, o amor ao povo, a verdade, por isso são presos, caluniados, apedrejados, crucificados, exilados, cassados.”
“Há fidelidade e finalidade, como há cadeia e cadeia. Há a cadeia do opróbrio que é a cadeia do ladrão, do assassino, do proxeneta. Há a cadeia que é honra e glória, a cadeia de Tiradentes, de Mangabeira, de Siqueira Campos, de Juscelino Kubitschek, de Armando Sales Oliveira, de Júlio de Mesquita, de Sobral Pinto, dos jornalistas Castelo Branco e...” (continue)(continue lendo)
“A verdade não desaparece quando é eliminada a opinião dos que divergem. A verdade não mereceria esse nome se morresse quando censurada.”
“Que acho da Arena? Não acho, pois a Arena não é. Não é Partido, é papel carbono, não é voz, é eco, é vaca de presépio do serviçal e eterno 'sim senhor'.”
“Não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira, desbravadora. Será luz, ainda que de lamparina, na noite dos desgraçados.”
“Quem vai na frente bebe água limpa.”
“O poder não corrompe o homem; é o homem que corrompe o poder. O homem é o grande poluidor, da natureza, do próprio homem, do poder. Se o poder fosse corruptor, seria maldito e proscrito, o que acarretaria a anarquia.”
“Sou louco pelo poder, seduzido pelo poder e para isso que eu vivo.”
“Quando se tira o voto ao povo, o povo é expelido do centro para a periferia da história, perde o pão e a liberdade, o protesto passa a ser agitação e a greve rotulada de subversão.”
“A burocracia pode ser preguiçosa, descortês, incapaz e até corrupta. Não é exclusivamente na Dinamarca, em qualquer reino sempre há algo de podre. Rematada insânia tornar impublicáveis lacunas, faltas ou crimes, pois contamina de responsabilidade o governante que a ordena ou tolera.”
“A verdade não tem proprietário exclusivo e infalível.”
“A censura é a inimiga feroz da verdade. É o horror à inteligência, à pesquisa, ao debate, ao diálogo. Decreta a revogação do dogma da falibilidade humana e proclama os proprietários da verdade.”
“A grande força da democracia é confessar-se falível de imperfeição e impureza, o que não acontece com os sistemas totalitários, que se autopromovem em perfeitos e oniscientes para que sejam irresponsáveis e omnipotentes.”
“Jamais defendi a guerra, exceto como meio de paz.”
“Vocês vão ver um desfile de fotografias com números, como se os candidatos fossem criminosos.”
“Respeitem o líder da oposição!”
“O MDB ingressa na via indireta para destruí-la como acesso ao poder, pois á cidadela do arbítrio e a fonte envenenada dos males que desesperam o povo.”
“As nações democráticas e de economia de mercado são mais ricas e as mais fortes. São ricas por serem democráticas e não democráticas por serem ricas.”
“É o voto, somente ele, que faz a acoplagem dos cidadãos com os homens públicos e o Estado.”
“O poder absoluto, erigido em infalível pela censura, corrompe e fracassa absolutamente.”
“O MDB é como pão-de-ló: quanto mais bate, mais ele cresce.”
“Adoro as campanhas políticas. Dão-me transporte, de comer e de beber, o melhor quarto da casa, aplausos, votos, e ainda me chamam de estadista.”
“O Presidente Geisel é ventríloquo e a Arena é seu boneco mais obediente, famoso e hilariante pelo humor negro.”
“Não se pode fazer política com o fígado, conservando o rancor e ressentimentos na geladeira. A Pátria não é capanga de idiossincrasias pessoais. É indecoroso fazer política uterina, em benefícios de filhos, irmãos e cunhados. O bom político costuma ser mau parente.”
“Não é o candidato (à Presidência da República) que vai recorrer o País. É o Anticandidato, para denunciar anti-eleição imposta pela anticonstituição que homísia o AI-5.”
“Quem vai pôr o guizo no pescoço do gato?”
“Se acham que com essa história de velho vão me dar por vencido, se enganam. Velho sim, velhaco não.”
“A saliva é o combustível dos políticos e, graças a Deus, não está em falta no mercado.”
Em destaque