Todas as frases de Virginia Woolf
“Quem medirá o chapéu e a violência do coração dos poetas quando capturados e aprisionados no corpo de uma mulher?”
“Quanto mais se envelhece, mais se gosta de indecência.”
“Há muito sentido na idéia de que são as roupas que nos vestem, e não nós que as vestimos; podemos fazê-las pegar a forma dos braços ou do peito, mas elas moldam nossos corações, nossas línguas às suas tendências.”
“As mulheres serviram todos estes séculos como espelhos possuindo o poder de refletir a figura do homem duas vezes maior que seu tamanho natural.”
“A verdade é que eu sempre gosto das mulheres. Gosto da falta de convencionalismo delas. Gosto da integridade delas. Gosto do anonimato delas.”
“Envia-se um menino para a escola para fazer amigos - do tipo certo.”
“Para aproveitarmos a liberdade temos que nos controlar.”
“Tranque as bibliotecas, se quiser; mas não há portões, nem fechaduras, nem cadeados com os quais você conseguirá trancar a liberdade do meu pensamento.”
- Do livro: Orlando
“Entre a felicidade e a melancolia não medeia espessura maior que a de uma lâmina de faca.”
“Meu próprio cérebro é para mim a mais inexplicável das máquinas - sempre zunindo, sussurando, voando rugindo mergulhando, e depois se enterrando na lama. E por quê? Para que esta paixão?”
“Não se pode pensar bem, amar bem, dormir bem, quando não se jantou bem.”
“Onde a mente é maior, o coração, os sentimentos, a magnanimidade, a caridade, a tolerência, a bondade e o resto delas dificilmente consegue respirar.”
“Somos nauseados só de olhar para personalidades triviais decompondo-se na eternidade da tinta do jornal.”
- Do livro: Orlando
“O amor, ao qual podemos agora voltar, tem duas faces: uma branca, outra negra; dois corpos: um liso, outro peludo. Tem duas mãos, dois pés, duas garras, dois, na verdade, de cada membro, e cada um é o exato oposto do outro. No entanto, estão unidos de modo tão estreito que não se pode separá-los.”
“Podemos ajudá-los melhor a prevenir a guerra não repetindo suas palavras e seguindo seus métodos mas encontrando novas palavras e criando novos métodos.”
“Eu quero a concentração e o romance, e todos os mundos juntinhos, fundidos, brilhantes: não tenho mais tempo para perder com prosa.”
“Rígido, o manjado esqueleto sustenta sozinho a estrutura humana.”
“Ainda está em nossa indolência, em nossos sonhos, que a verdade submersa às vezes vem à tona.”
“A mulher precisa ter dinheiro e um teto todo dela se pretende mesmo escrever ficção.”
“Você não encontra paz, evitando a vida.”
“Quando a pele enrugada do ordinário é empanturrada de idéias, isso satisfaz os sentimentos maravilhosamente.”
“Pensamento e teoria devem preceder todas as ações saudáveis; ainda que a ação seja mais nobre que o pensamento ou a teoria.”
“Este é um livro importante, a crítica presume, porque lida com a guerra. Este é um livro insignificante, pois ele lida com os sentimentos das mulheres numa sala de visitas.”
“A beleza do mundo, que é cedo demais para perecer, possui dois extremos, um da alegria, outro da angústia, rachando o coração.”
“O belo parece certo pela força da beleza, e o débil errado por causa da fraqueza.”
“Em algum lugar, em todos os lugares, ora escondido, ora aparente no que quer que esteja escrito, está a forma de um ser humano. Se tentarmos conhecê-lo, estaremos preguiçosamente ocupados?”
“Algumas pessoas procuram os padres; outras a poesia; eu os meus amigos.”
“Realmente, eu não gosto da natureza humana a menos que esteja toda temperada com arte.”
“Gosta-se muito mais das pessoas quando elas são abatidas por um cerco extraordinário de desgraça do que quando elas triunfam.”
“Luta mental significa pensar contra a corrente, não com a corrente. É nosso trabalho perfurar as bolsas de gás e descobrir as sementes da verdade.”
“Não são as catástrofes, assassinatos, mortes, doenças, que nos envelhecem e nos matam; é a forma como as pessoas olham e riem, e apressam os passos para os ônibus.”
“Se alguém pudesse ser amigável com as mulheres, que prazer - o relacionamento tão secreto e privado comparado com as relações com os homens. Por quê não escrever sobre isso francamente?”
“Uma mulher deve ter dinheiro e uma sala própria se quiser escrever ficção.”
- Do livro: Orlando
“Nada pode ser mais arrogante, embora nada seja mais comum, do que assentar que de deuses só existe um, e de religiões nenhuma outra senão a de quem fala.”
- Do livro: Orlando
“Não escrevemos só com os dedos, mas com a pessoa inteira. O nervo que controla a pena enrola-se em cada fibra do nosso ser, trespassa o coração, perfura o fígado.”
- Do livro: Orlando
“Enquanto a fama tolhe e constrange, a obscuridade envolve o homem como um nevoeira; a obscuridade permite que o espírito siga o seu destino, desimpedido.”
“Não pode haver duas opiniões sobre o que é um intelectual. É o homem ou mulher de inteligência puro-sangue que domina sua mente num galope pelo campo ao perseguir uma idéia.”
“O poeta nos dá sua essência, mas a prosa pega o molde do corpo e da mente.”
“A história da oposição dos homens à emancipação das mulheres é mais interessante talvez do que a história da própria emancipação.”
“A ligação entre as roupas e a guerra não é tão difícil desvelar; suas melhores roupas são aquelas que lhe vestem como soldado.”
“Esse grande pátio de catedral que foi a infância.”
“Um dos sinais de juventude passageira é o surgimento de um sentimento de camaradagem com outros seres humanos enquanto conquistamos nosso lugar entre eles.”
“Deve-se separar uma geléia com a qual se possa enfiar citações nas gargantas das pessoas - alguns separam sempre geléia demais.”
“Uma vez conformado, uma vez feito o que outras pessoas fazem só porque fazem, e uma letargia infiltra-se em todos os nervos mais finos e faculdades da alma. Ela se torna todo o espetáculo externo e vazio interior; estúpida, rígida e indiferente.”
“Nos subúrbios de toda agonia senta-se algum amigo vigilante que assinala.”
“Nada me induz a ler um livro exceto quando eu tenho qe ganhar dinheiro para escrever sobre ele. Eu os detesto.”
“Acredito que o método humano de expressão pelo som da língua é muito elementar, e deve ser substituído por alguma invenção ingênua que deveria ser capaz de dar passagem para pelo menos seis sentenças coerentes por vez.”
“Obras primas não são proles simples e solitárias; são o resultado de muitos anos de pensamento em comum, de pensar pelo corpo das pessoas, assim essa experiência das massas está por trás da única voz.”
“É a natureza do artista importar-se excessivamente com o que dizem sobre ele. A literatura é espalhada com os restos dos homens que se importaram além da conta com as opiniões dos outros.”
“É fatal ser um homem ou mulher pura e simplesmente: deve-se ser uma mulher masculinamente, ou um homem femininamente.”
Em destaque