A morte de Ivan Ilitch
Título: A morte de Ivan Ilitch
Título original: Smert' Ivana Il'iča
Autor:Leon Tolstói
Ano de lançamento: 1886
Título original: Smert' Ivana Il'iča
Autor:Leon Tolstói
Ano de lançamento: 1886
Frases de “A morte de Ivan Ilitch” 6 citações
“Chorou como uma criança. Chorou por causa do seu enorme enfraquecimento, e terrível abandono em que a família o deixava e pela crueldade e ausência de Deus.”
“Não existirei mais e então o que virá? Não haverá nada. Onde estarei quando não existir mais? Será isso morrer? Não. eu não vou aceitar isso!' Levantou-se e tentou acender a vela com as mãos trêmulas. Deixou cair a vela e castiçal no chão e atirou-se outra vez à cama. 'De que adianta? Que diferença faz?', perguntava-se fixando, com olhos...” (continue)(continue lendo)
“Quanto mais se afastava da infância e se aproximava do presente, mais insignificantes, mais duvidosas eram as alegrias.”
“O próprio fato da morte de um amigo despertou, como sempre, em todos os que souberam da noticia, um sentimento de alegria: Não fui eu; foi ele que morreu.”
“A história de vida de Ivan Ilitch foi das mais simples, das mais comuns e portanto das mais terríveis.”
“À parte os projetos sobre promoções, transferências e nomeações no serviço, derivadas da perda de um colega, o fenómeno em si da morte duma pessoa conhecida provocou, como sempre, no ânimo de todos que a souberam a observação egoísta «ele morrera» e eles ainda cá ficavam.”
Em destaque