A tregua
Frases de “A tregua” 16 citações
“Deus, se é que existe, deve estar fazendo sinais-da-cruz lá de cima.”
“Que me sinta, ainda hoje, ingênuo e imaturo (quer dizer, somente com os defeitos da juventude e quase nenhuma de suas virtudes) não significa que eu tenha o direito de exibir essa ingenuidade e essa imaturidade.”
“Às vezes me sinto infeliz simplesmente por não saber do que estou sentindo falta.”
“Francamente, não sei se acredito em Deus. Às vezes imagino que, caso Deus exista, não haveria de desagradar-lhe esta dúvida. Na realidade, os elementos que ele (ou Ele?) mesmo nos deu (raciocínio, sensibilidade, intuição) não são em absoluto suficientes como para nos dar garantia nem de sua existência nem de sua não-existência. Graças a um...” (continue)(continue lendo)
A vida é muitas coisas (trabalho, dinheiro, sorte, amizade, saúde, complicações), mas ninguém vai me negar que, quando pensamos nessa palavra Vida, quando dizemos, por exemplo, que “nos apegamos à vida”, estamos fazendo com que seja assimilada por outra palavra mais concreta, mais atraente, mais seguramente importante: estamos fazendo que seja... (continue)(continue lendo)
“Como é ruim quando alguém lhe diz a verdade, ainda mais quando se trata de uma dessas verdades que se tem evitado pronunciar até mesmo nos solilóquios matinais, quando a gente recém se põe de pé e murmura amargas tolices, profundamente antipáticas, carregadas de rancor contra si mesmo, as quais é preciso dissipar antes de acordar por completo e...” (continue)(continue lendo)
“A verdadeira divisão das classes sociais deveria ser feita levando-se em conta a hora em que cada um sai da cama.”
“A vida é suficientemente amarga para que, além disso, fiquemos chorosos, melindrosos ou histéricos só porque algo se antepôs em nosso caminho e não nos deixa seguir nosso percurso até a felicidade, que às vezes vai lado a lado com o desatino.”
“Eu mesmo fabriquei minha rotina, mas pelo caminho mais curto: a acumulação.”
“Quando se está no foco da própria vida, é impossível refletir.”
“Não é do ócio que preciso, mas sim do direito de trabalhar naquilo que quero.”
“Talvez eu seja um maníaco da eqüidistância. Em cada problema que me é apresentado, nunca me sinto atraído pelas soluções extremistas. É possível que essa seja a raiz de minha frustração.”
“É preciso bastante coragem (um tipo muito especial de coragem) para manter o equilíbrio, mas não se pode evitar que aos demais isso lhes pareça uma demonstração de covardia. E o equilíbrio é, hoje em dia, uma grande desvantagem que em geral as pessoas não perdoam.”
“Deve ser uma regra geral que nós, solitários, não simpatizemos uns com os outros. Ou será que simplesmente somos antipáticos?”
“Minha liberdade? Pode ser. Minha liberdade é outro nome de minha inércia.”
“Não sei o que há em meu rosto que sempre convida à confidência. Olham-me e me sorriem, alguns chegam até a fazer os trejeitos que precedem o suspiro; depois se dedicam a abrir seu coração. E, francamente, há corações que não me atraem.”
Em destaque