Cartas a um Jovem Poeta
Título: Cartas a um Jovem Poeta
Título original: Briefe an einen jungen Dichter
Autor:Rainer Maria Rilke
Ano de lançamento: 1929
Título original: Briefe an einen jungen Dichter
Autor:Rainer Maria Rilke
Ano de lançamento: 1929
Frases de “Cartas a um Jovem Poeta” 10 citações
“É bom ser solitário, pois a solidão é difícil; o fato de uma coisa ser difícil tem de ser mais um motivo para fazê-la. Amar também é bom: pois o amor é difícil. Ter amor, de uma pessoa por outra, talvez seja a coisa mais difícil que nos foi dada, a mais extrema, a derradeira prova e provação, o trabalho para o qual qualquer outro trabalho é...” (continue)(continue lendo)
“Uma obra de arte é boa quando nasceu por necessidade.”
“O amor, antes de tudo, não é o que se chama entregar-se, confundir-se, unir-se a outra pessoa. Que sentido teria, com efeito, a união com algo não esclarecido, inacabado, dependente? O amor é uma ocasião sublime para o indivíduo amadurecer, tornar-se algo em si mesmo, tornar-se um mundo para si, por causa de um outro ser; é uma grande e...” (continue)(continue lendo)
“No restante, deixe a vida acontecer. Acredite-me: a vida tem razão em todos os casos.”
“Não busque respostas que não lhe podem ser dadas, porque não as poderia viver. Pois trata-se precisamente de viver tudo. Viva por enquanto as perguntas.”
“Aprendo isto diariamente, aprendo em meio a dores às quais sou grato: a paciência é tudo!”
“Tudo está em deixar amadurecer e então dar à luz. Deixar cada impressão, cada semente de um sentimento germinar por completo dentro de si, na escuridão do indizível e do inconsciente, em um ponto inalcançável para o próprio entendimento, e esperar com profunda humildade e paciência a hora do nascimento de uma nova clareza: só isso se chama viver...” (continue)(continue lendo)
“Quanto mais tranqüilos, pacientes e receptivos formos quando estamos tristes, tanto mais profundo e mais firme o modo como o novo entra em nós, tanto mais fazemos por merecê-lo, tanto mais ele se torna o nosso destino.”
“A carne é um peso difícil de se carregar.”
“O tempo de aprendizado é sempre um longo período de exclusão, de modo que o amor é por muito tempo, ao longo da vida, solidão, isolamento intenso e profundo para quem ama.”
Em destaque