Guerra e paz
Frases de “Guerra e paz” 9 citações
“É o destino imutável de todos os atores ativos que, quanto mais altamente colocados estiverem na hierarquia humana, menos livres serão.”
“O poder neste mundo é um capital precioso que é preciso saber poupar.”
“Um passo para além daquela linha que lembra a que separa os vivos dos mortos e eis-nos no mundo desconhecido do sofrimento e da morte. E lá adiante que é que está? Lá adiante, para além deste campo e desta árvore e daquele telhado iluminado pelos raios do Sol? Ninguém sabe e ninguém o deseja saber. Toda a gente tem medo de transpor aquela linha...” (continue)(continue lendo)
“Que é que é mau? Que é que é bom?... Que deve amar-se?... Que é que se deve odiar?... Viver para quê? Que é a vida? Que é a morte?... Que força desconhecida é essa que dirige tudo?”
“Os pretensos grandes homens são somente as etiquetas da História: dão os nomes aos acontecimentos, sem sequer terem, como as etiquetas, a mínima ligação com o próprio facto.”
“Pretender-se que a vida dos homens seja sempre dirigida pela razão é destruir toda a possibilidade de vida.”
“Todo o homem vive para si e dispõe do livre arbítrio necessário para atingir o fim que se propõe. Tem e sente em si a faculdade de fazer ou não fazer esta ou aquela coisa; mas, desde o momento em que está feita, já lhe não pertence e torna-se propriedade da história, onde encontra, fora do acaso, o lugar que lhe é marcado antecipadamente.”
“Amam-se as pessoas na razão do bem que se lhes faz e não do bem que elas nos fazem.”
“A condessa Bezukhov tinha a justa reputação de muito amável. Sabia dizer o que não pensava...”
Em destaque