Os Irmãos Karamazov
Título: Os Irmãos Karamazov
Título original: Братья Карамазовы
Autor:Fiódor Mikhailovich Dostoiévski
Ano de lançamento: 1879
Título original: Братья Карамазовы
Autor:Fiódor Mikhailovich Dostoiévski
Ano de lançamento: 1879
Frases de “Os Irmãos Karamazov” 13 citações
“Se tivesse decidido que nem Deus existia nem a sua alma era imortal, ter-se-ia declarado do mesmo modo socialista ou ateu, porque o socialismo não é meramente um problema de trabalho: antes do mais, é a forma em que se apresenta hoje o ateísmo, é o problema da torre de Babel construída nas costas de Deus, não para subir da terra ao céu, mas para...” (continue)(continue lendo)
“Eu creio que se deve amar a vida sobre todas as coisas. — Amar a vida mais do que o seu sentido? — Sim, a vida, sem considerações nem lógica, como tu dizes; quando não nos importarmos com a sua lógica compreenderemos o seu sentido.”
“Com a liberdade é impossível que todos fiquem saciados porque jamais, jamais, serão os homens capazes de repartir o pão entre si.”
“Para a maior parte das pessoas, a beleza é tão misteriosa como terrível. É uma luta entre Deus e o demónio, e o campo de batalha é o coração do homem. Mas falamos sempre daquilo que nos dói.”
“O talento de uma criança requer um guia de talento.”
“Não tenham medo da vida! A vida é boa quando agimos bem e com intenções puras!”
“O verdadeiro realista, que também seja incrédulo, sempre encontrará forças e argúcias para negar o milagre, e se dá com ele como um feito irrefutável preferirá não dar fé aos seus sentidos a admitir o acontecimento. E se o admite, tê-lo-á como um fenómeno natural que está ainda fora da investigação científica. Para um realista não nasce a fé do...” (continue)(continue lendo)
“O homem que escuta como certas as próprias mentiras chega a não poder discernir a verdade do que pensam dele e perde o respeito que deve a si mesmo e ao próximo.”
“Os homens, em geral, mesmo os malvados, são todos iguais, mais ingénuos e bondosos do que quase sempre supomos.”
“Fedor Pavlovitch passava todo o tempo atuando no palco da vida, ansioso por representar um papel surpreendente.”
“Talvez nenhum ensinamento possa ser mais importante do que uma pequena recordação, uma sagrada memória conservada da infância. O que consegue reunir muitas recordações está salvo para toda a vida; e, se apenas guardar uma no seu coração, pode ser que lhe deva a sua salvação.”
“Há sonhos deliciosos, enquanto a vida real é sempre um aborrecimento.”
“A pontualidade é o ornamento dos reis.”
Em destaque