Walden Ou a Vida nos Bosques
Título: Walden Ou a Vida nos Bosques
Título original: Walden or Life in the Woods
Autor:Henry David Thoreau
Ano de lançamento: 1854
Título original: Walden or Life in the Woods
Autor:Henry David Thoreau
Ano de lançamento: 1854
Frases de “Walden Ou a Vida nos Bosques” 12 citações
“Por mais mesquinha que seja sua vida, aceite-a e viva-a; não se esquive a ela nem a trate com termos duros. Ela não é tão ruim quanto você. Ela parece tanto mais pobre quanto mais rico você é. Quem vê defeito em tudo verá defeitos até no paraíso. Ame sua vida, por pobre que seja. Talvez você possa ter algumas horas agradáveis, emocionantes,...” (continue)(continue lendo)
“Em geral estamos mais solitários quando saímos e convivemos com os homens do que quando ficamos em nossos aposentos. Um homem pensando ou trabalhando está sempre sozinho, esteja onde estiver. A solidão não se mede pelos quilômetros que se interpõem entre um homem e seus semelhantes.”
“Somos todos escultores e pintores, e nosso material é nossa própria carne, nosso sangue e nossos ossos.”
“Acho saudável ficar sozinho a maior parte do tempo. Ter companhia, mesmo a melhor delas, logo cansa e desgasta. Gosto de ficar sozinho. Nunca encontrei uma companhia mais companheira do que a solidão.”
“A riqueza supérflua só pode comprar coisas supérfluas.”
“As coisas não mudam; mudamos nós.”
“Comparada com a opinião que temos de nós mesmos, a opinião pública é uma débil tirana.”
“O que se chama resignação é desespero crônico.”
“A vida que os homens louvam e consideram bem sucedida é apenas um tipo de vida. Por que havemos de exaltar só um tipo de vida em detrimento dos demais?”
“Que teu sustento não seja profissão, e sim esporte. Goza a terra, não sejas dono dela. É por falta de iniciativa e de fé que estão os homens onde estão, comprando e vendendo, gastando a vida como servos.”
“Atualmente existem professores de filosofia, mas não filósofos. Mesmo assim é admirável professar, pois um dia foi admirável viver. Ser filósofo não é simplesmente ter pensamentos sutis, nem mesmo fundar uma escola, mas amar a sabedoria a ponto de viver de acordo com seus ditames, uma vida de simplicidade, independência, generosidade e confiança.”
“O que um homem pensa de si, é isso que determina ou, melhor, indica seu destino.”
Em destaque