Frases apatia
No arquivo 17 frases, aforismos, citações apatia“Quem por própria vontade se desprende e separa de sua seiva substancial, acaba murchando forçosamente e servindo para uso mortal.”
“Não vejo nada, o que eu vejo não me agrada
Não ouço nada, o que eu ouço não diz nada
Perdi a conta das pérolas e porcos
Que eu cruzei pela estrada.”“Os homens de razão opõem-se ao progresso não é porque eles odeiam o progresso, mas é porque eles amam a inércia.”
“A agricultura aqui (em Portugal) é a arte de assistir impassível ao trabalho da natureza.”
“A ciência poderá ter encontrado a cura para a maioria dos males, mas não achou ainda remédio para o pior de todos: a apatia dos seres humanos.”
“A aceitação passiva das ideias é pior do que a crítica tola dirigida a elas.”
“Já há muito tempo que estou morto.”
“Como fazer para não fazer nada? Não conheço no mundo nada mais difícil. É um trabalho de Hércules, um aborrecimento de todos os instantes.”
“A política foi primeiro a arte de impedir as pessoas de se intrometerem naquilo que lhes diz respeito. Em época posterior, acrescentaram-lhe a arte de forçar as pessoas a decidir sobre o que não entendem.”
“A política baseia-se na indiferença da maioria dos interessados, sem a qual não há política possível.”
“Estes meus contemporâneos lembram-me certos arbustos que nascem no côncavo de uma rocha, onde só uma rasa de terra é o possível pasto de qualquer avidez. Vivem de vagar, cautelosamente, não vá uma raiz mais imprudente consumir numa hora o que há-de ser comido em oitenta anos.”
“Sinto falta mesmo, é de não não sentir nada. Era tão bom.”
“Este país (Portugal) preocupa-me, este país dói-me. E aflige-me a apatia, aflige-me a indiferença, aflige-me o egoísmo profundo em que esta sociedade vive. De vez em quando, como somos um povo de fogos de palha, ardemos muito, mas queimamos depressa.”
“As manhãs são boas para acordar dentro delas, beber café, espiar o tempo. Os objetos são bons de olhar para eles, sem muitos sustos, porque são o que são e também nos olham, com olhos que nada pensam. Desde que o mandei embora, para que eu pudesse enfim aprender a grande desilusão do paraíso, é assim que sinto: quase sem sentir.”
“Saímos de um abismo de sombras. Caminhamos para um abismo de sombras. Mas triste, mesmo, é constatar que vivemos num abismo de sombras...”
“Como é estranha a natureza
morta dos que não tem dor.
Como é estéril a certeza
de quem vive sem amor...”“A maioria dos jovens da atualidade não tem sonho, nem maus nem bons. Eles não têm uma causa para lutar.”
Em destaque