Frases sobre a autocrítica
No arquivo 163 frases, aforismos, citações sobre a autocrítica“Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos ?”
“Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e será sábio.”
“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.”
“O homem comum é exigente com os outros; o homem superior é exigente consigo mesmo.”
“Seja qual for o Deus, eu sou mestre do meu destino e capitão da minha alma.”
“Quero a loucura da saudade.
Quero o descontentamento que me faz grunhir
no silêncio das madrugadas, quando o cheiro
de dama-da-noite quase me sufoca no quarto.
A janela fechada não me protege da vida.
Não me importo.
Há mais perigos dentro do que fora de mim.”“Só há uma diferença entre um louco e eu. O louco pensa que é sadio. Eu sei que sou louco.”
“Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo.”
“Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”
“Não podemos impedir que um pássaro pouse em nossas cabeças, mas podemos impedí-lo de fazer um ninho.”
“Se eu fosse acreditar mesmo em tudo o que eu penso, ficaria louco.”
“A inumanidade que se causa a um outro, destrói a humanidade em mim.”
“Se queres vencer o mundo inteiro, vence-te a ti mesmo.”
“Pela primeira vez examinei a mim mesmo com o propósito seriamente prático. E ali encontrei o que me assustou: um bestiário de luxúrias, um hospício de ambições, um canteiro de medos, um harém de ódios mimados.”
“Sabia que tinha alguma coisa fora do lugar em mim. Eu era uma soma de todos os erros: bebia, era preguiçoso, não tinha um deus, ideias, ideais, nem me preocupava com política. Eu estava ancorado no nada, uma espécie de não-ser. E aceitava isso.”
“Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os outros, é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros.”
“Deficiente é quem não consegue modificar a sua vida, aceitando as imposições dos outros e da sociedade, ignorando que é dono do seu destino; louco é quem não procura ser feliz com o que possui; cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas.”
- La trovi in Errare humanum est
“Tudo aquilo pelo que você se culpa você faz de novo. Tudo.”
“O maior obstáculo para eu ir adiante: eu mesma. Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho. É com enorme esforço que consigo me sobrepor a mim mesma.”
“Agradar a todos é não agradar a pessoa alguma.”
“Ninguém se conhece tão bem como aquele que mais desconfia de si próprio.”
“Não há progresso sem mudança. E, quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma.”
“Eu sou diferente de todo esse pop fabricado com tipo garotas dançando junto com dançarinos no fundo e, dublando as músicas vestidas como símbolos sexuais. Eu escrevo minhas próprias músicas, eu toco guitarra.”
“A gente é o que a gente escolhe ser. O destino pouco tem a ver com isso. [ ...] Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é.”
“Eu não me importo com o que as pessoas pensam de mim.
Eu me importo com o que elas pensam delas mesmas.”- La trovi in Errare humanum est
“Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência.”
“Não perca jamais o respeito por si próprio, nem fique muito à vontade consigo mesmo quando estiver sozinho. Deixe que a sua integridade seja o seu próprio modelo de retidão, e confie mais na severidade do seu próprio julgamento do que em todos os preceitos externos. Abandone a conduta indecorosa, mais pelo respeito à sua própria virtude do que à...” (continue)(continue lendo)
“Os monstros existem, e os fantasmas também; eles estão dentro de nós, e às vezes eles vencem.”
“Quem não quer ver malucos, deve quebrar os espelhos.”
“Não aconselharia nem um cachorro a me seguir na rua.”
“Não se pode ter, guia mais seguro, do que tomando como medida do que se deve fazer aos outros, o que se deseja para si mesmo.”
“Se eu fosse esperar que as pessoas fizessem minhas ferramentas e tudo o mais para mim, eu nunca teria feito nada.”
“Poderia ter sido mais. Mais forte, mais verdadeiro, mais intenso, mais bonito, mais inteligente, mas não, preferiu ser mais um.”
“Ninguém escreve para si mesmo, a não ser um monstro de orgulho. A gente escreve pra ser amado, pra atrair, encantar, etc.”
“Tudo o que faço ou medito fica sempre na metade. Querendo, quero o infinito. Fazendo, nada é verdade. Que nojo de mim me fica ao olhar para o que faço! Minha alma é lúcida e rica, e eu sou um mar de sargaço.”
“As violências que nos fazem, ferem-nos por vezes menos, que as violências que fazemos a nós mesmos.”
“Para vencer na vida, exija muito de si e pouco dos outros.”
“Quando um homem não se encontra a si mesmo, não encontra nada.”
“Devemos ser generosos, amistosos e condescendentes com o próximo, mas severos e duros com nós mesmos. Só com tal comportamento poderemos ter sucesso na magia. Nunca deve-se julgar ou criticar os outros sem antes olhar para si mesmo.”
“Se você é coerente consigo mesmo, o resto é suportável. Eu suporto.”
“Mais problema existe quando além de criticarmos as pessoas a nosso redor vemos que, ao estarmos sozinhos, somos piores do que aquelas a quem criticamos.”
“Os indivíduos não chegam a uma total autocompreensão enquanto não aceitam seus sentimentos religiosos.”
“E nem entendo aquilo que entendo: pois estou infinitamente maior que eu mesma, e não me alcanço.”
“Comparar não é para um ignorante senão um meio cómodo de se eximir de julgar.”
“Julgar-se pior que os outros é um dos mais violentos atos de orgulho, porque é usar a maneira mais destrutiva possível de ser diferente.”
“As pessoas reclamam muito, mas se acobardam na hora de tomar providências. Querem que tudo mude, mas elas mesmas se recusam a mudar.”
“O homem de bem exige tudo de si própio; o homem medíocre espera tudo dos outros.”
“Há uma espécie de conforto na auto-condenação. Quando nos condenamos, pensamos que ninguém mais tem o direito de o fazer.”
“Se os homens fossem severos para consigo próprios e generosos para com os outros, nunca dariam azo a ressentimentos.”
“Fala se tão de sacanagem comigo ou não? Como é que eu vou sofrer numa situação dessas? Como? Me diz?Durmo que é uma maravilha. A pele está incrível. A fome voltou. A vida tá de uma chatice ímpar. Alguém pode, por favor, me ajudar? Existe terapia pra tentar ser infeliz? Outro dia até me belisquei pra sofrer um pouquinho. Mas o desgraçado correu...” (continue)(continue lendo)
Em destaque