Frases sobre a censura
No arquivo 71 frases, aforismos, citações sobre a censura“Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse.”
“Práticamente limpamos os marxistas do país.”
“O novo não é o contrário do velho. O novo é o oposto das prisões que nos impomos.”
“Peço ao presidente Obama que faça a coisa certa, que os EUA renunciem à caça às bruxas sobre o Wikileaks.”
“Abafar informações vazadas é uma nova forma de censura.”
“Pode até ser que consigamos convencê-los que torturar não mata idéias, que o terror é insuficiente para a manutenção da ordem. Precisamos tentar convencê-los. Eu continuo tentando.”
“Não há nada de genuíno na censura. O ato de julgar já é uma falsidade.”
“Pobre é o Homem que para ter prazer precisa da permissão do outro.”
“Quando alguém defende a liberdade de expressão e de imprensa, não está reivindicando uma liberdade absoluta. Enquanto existirem sociedades organizadas, sempre deve existir, ou pelo menos sempre haverá de existir, algum grau de censura.”
“A vida é cheia de censura. Não posso cuspir no seu olho.”
“A vontade de saber é reconduzida pela maneira como o saber é disposto numa sociedade.”
“O estado proíbe ao indivíduo a prática de atos infratores, não porque deseje aboli-los, mas sim porque quer monopolizá-los.”
“Todo pensamento político nos últimos anos tem sido igualmente viciado. As pessoas podem prever o futuro somente quando ele coincide com seus próprios desejos, e os fatos mais grosseiramente óbvios podem ser ignorados quando não são bem vindos.”
“Não deve haver mais conversas tolas sobre perseguir qualquer meio de comunicação, seja o Wikileaks, seja o 'The New York Times'.”
“Tudo o que é silenciado clamará para ser ouvido ainda que silenciosamente.”
“A maioria não tinha ideia do que se passava. A censura e o milagre brasileiro cegavam.”
“Não há fórmula mais eficaz para que uma ideia germine que banhá-la em sangue ou fechá-la a sete chaves.”
“Não se converte um homem quando o reduzimos ao silêncio.”
“Só quem quer brincar com coisas sérias e não sabe do que está a falar é que diz que há censura em Portugal. Não há censura nenhuma em Portugal. Ponha o dedo no ar a primeira pessoa que, de facto, queira dizer alguma coisa e tenha sido proibida de o fazer.”
“Bradley Manning deve ser libertado! Ele é um herói e um exemplo para todos nós.”
“Com o Wikileaks sob ameaça, assim estão a liberdade de expressão e a saúde de todas as nossas sociedades.”
“Nós, os humoristas, temos bastante importância para ser presos e nenhuma importância para ser soltos.”
“Somos em geral demasiadamente prontos para a censura, e demasiadamente tardos para o louvor: o nosso amor-próprio parece exaltar-se com a censura que fazemos, e humilhar-se com o louvor que damos.”
“Enquanto escrevo, seres humanos altamente civilizados estão me sobrevoando, tentando me matar.”
“Suportam melhor a censura os que merecem elogio.”
- La trovi in Velhice
“Sou velho demais para censurar, mas suficientemente jovem para agir.”
“Quando presto algum serviço a um amigo ou lhe zelo os interesses, não há motivo para que me louvem; pois creio que apenas pratiquei um ato indigno de censura.”
“Cada um está sempre em posição de contraste com os políticos. Isso se deve ao fato de que eles não querem que digamos tudo o que fazem.”
“Sem censura, as coisas poderiam ficar terrivelmente confusas na mente da opinião pública.”
“Você não converteu um homem porque você o silenciou.”
“Quando há censura oficial é um sinal de que o discurso é sério. Quando não há censura, é quase certo que os porta-vozes oficiais terão todos os altifalantes.”
“A censura nunca acaba para aqueles que já passaram por isso. É uma marca no imaginário que afecta a pessoa que a sofreu, para sempre.”
“Muitas idéias novas são, no começo, estranhas e horríveis, embora, no final, apreciáveis, que uma grande responsabilidade reside naqueles que impedem que elas se espalhem.”
“Percebemos a importância da nossa voz quando somos silenciados.”
“Deve-se estar atento às ideias novas que vêm dos outros. Nunca julgar que aquilo em que se acredita é efectivamente a verdade. Fujo da verdade como tudo, porque acho que quem tem a verdade num bolso tem sempre uma inquisição do outro lado pronta para atacar alguém; então livro-me de toda a espécie de poder - isso sobretudo.”
“Amai quem vos resiste e acreditai em quem vos censura.”
“Qualquer homem que vos censura por só falardes de vós apenas o faz porque nem sempre lhe dais tempo para que ele fale de si.”
“Eu suspeito que nenhuma comunidade vai se tornar mais humana e cuidadosa por restringir o que seus membros podem dizer.”
“Inúmeros escritores devem a sua celebridade às incessantes censuras com que as críticas os honram.”
“De todos os ressentimentos, creio que o maior seja aquele de um homem que saiba fazer a sua arte com perfeição e seja censurado e avaliado por quem não sabe absolutamente nada.”
“Eu sempre tive uma compreensão e uma conexão e um bom relacionamento com homens e mulheres gays. E eu não quero me censurar sobre esse assunto porque não tenho problemas com gay ou hétero nem nada disso.”
“Esse programa tinha que sair do ar. E não vem falar de censura, pois o que eles fazem não é jornalismo não, é desrespeito.”
“Fazei amigos sempre dispostos a censurar-vos!”
“Uma das condições mais necessárias para fazer coisas dignas de louvor consiste em não ter medo das censuras.”
“Eu queria colocar uma referência à masturbação em um dos scripts de Sandman. Eu fui imediatamente cortado pela editora. Ela me disse: Não há masturbação no Universo DC.? A minha reação foi: Bem, isso explica muita coisa sobre o Universo DC.”
“Porque você sabe que retiraram um programa do ar, né?! O programa do meu amigo João Kléber. Isso se chama censura...”
“Num país deste, que ninguém tem moral para censura, ninguém!”
“É próprio das censuras violentas tornar credíveis as opiniões que elas atacam.”
“Os que merecem elogios são os que melhor sabem suportar as censuras.”
“A censura é a inimiga feroz da verdade. É o horror à inteligência, à pesquisa, ao debate, ao diálogo. Decreta a revogação do dogma da falibilidade humana e proclama os proprietários da verdade.”
Em destaque