Frases sobre a cidade
No arquivo 37 frases, aforismos, citações sobre a cidade“Mãos invisíveis recolhem o viço.
Descolorem o corpo, do fruto,
da folha, da flor.
O tristonho do cinza
se apodera do espaço.
É a maternidade do mundo
recobrando suas crias.”“O excesso de construções e o aquecimento das cidades mudaram completamente os regimes de ventos... No Rio de Janeiro, temos o problema da água. É um pecado termos uma água tão suja numa baía tão bonita como a da Guanabara. Vamos sediar os jogos olímpicos e vai ser um vexame apresentar uma água desse jeito.”
“Deus fez o campo, e o homem fez a cidade.”
“Florianópolis é, de fato, muito bonita. A parte administrada por Deus está, realmente, uma maravilha...”
“No viver da vida da igreja numa cidade, nosso viver é local, mas nossa comunhão deve ser tanto local como universal. [...] A vida da igreja é tanto local como universal. Porém é mais universal que local.”
“Sou suburbana e interiorana até hoje. Quando vou a uma festa, por exemplo, fico feito peixe fora d’água, não sei onde ponho a mão, o que dizer.”
“Uma cidade não é medida pelo seu comprimento e largura, mas pela amplitude de sua visão e pelo alto de seus sonhos.”
“Os sentimentos mais genuinamente humanos logo se desumanizam na cidade.”
“Ditosa a cidade em que se admira menos a beleza dos edifícios do que a virtude de seus habitantes.”
“Quando eu apoiei o Pitta, minha idéia era dar um novo valor, um novo nome à política de São Paulo. E a cidade mostrou que não tem preconceitos, porque elegeu um afro para governá-la. Agora, errei. Quem aqui nunca errou na vida?”
“Para eu escutar o Interior na capital, preciso acordar bem cedinho, antes que o barulho se torne o silêncio nosso de cada dia.”
“Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que nossos olhos
nos podem dar. E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.”“As pessoas da cidade conhecem os prazeres, as pessoas do campo as alegrias.”
“Na poça da rua
o vira-lata
lambe a lua.”“Assim como os franceses, que inventaram os perfumes porque não gostam de tomar banho, nós vamos colocar perfume de morango em certas áreas da cidade que não cheiram bem.”
“Grandes cidades são apenas uma grande espécie de prisão para a alma; como gaiolas para pássaros, ou libras para feras.”
“Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas é que vive uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos, empregados em obras inúteis e suntuárias noutros pontos do Rio de Janeiro.”
“As cidades não são pátrias. É na província que se encontra o carácter e a mística duma nação, e os grandes escritores deixam-se amarrar ao espírito das terras nulas e sensatas a que extraem um brilho que a pedra polida da capital não tem.”
“Se quiseres ser conhecido, e não conhecer, vegeta numa aldeia; se quiseres conhecer, e não ser conhecido, vive numa cidade.”
“A colocação de sinais de tráfego nas ruas e, na maioria das circunstâncias, a construção das próprias vias públicas, não pode ser paga pelos seus usuários individualmente.”
“É relaxante. Não gosto de cidades grandes - é uma confusão. A Suíça é parecida com a Finlândia: muita neve. E, claro, bom quanto aos impostos.”
“Uma cidade é um mundo se amarmos um dos seus habitantes.”
“Foi óptimo estar num ambiente onde não somos assim tão conhecidos. Aqui em L.A. não podemos saír à rua sem que alguém nos tire fotografias ou nos filme, o que é ridículo. Estar na Europa deu-nos um sentido de normalidade como família. Estávamos relaxados, sem ter que olhar por cima do ombro.”
“A cidade não é a solidão porque a cidade aniquila tudo o que povoa a solidão. A cidade é o vazio.”
“A voz da razão numa cidade de cérebro de algodão.”
“Há um grupo de americanos, pelo menos, que pensam que eu venho do Oeste, mas eu sou um homem urbano. Eu nasci na cidade grande. Eu sei que tenho um rosto que se adapta aos filmes de faroeste, mas no atual momento, não me considero um ator essencialmente bom para isso.”
“As cidades com ferro se defendem e não com ouro.”
“Preferia estar vivo, nem que fosse em Filadélfia.”
“Gostaria de ter asas para ir aos bosques, contemplar a beleza da natureza e poder saber o que é oxigênio puro. Isso porque, infelizmente, na metrópole, meu habitat natural, reside a expansão da poluição e, concomitantemente, o andamento do fim dos meus pulmões.”
- Do livro: Budapeste
“Budapeste, cortada por um rio. O Danúbio, pensei, era o Danúbio mas não era azul, era amarelo, a cidade toda era amarela, os telhados, o asfalto, os parques, engraçado isso, uma cidade amarela, eu pensava que Budapeste fosse cinzenta, mas Budapeste era amarela.”
“Esta cidade é um lugar paradisíaco, com essas montanhas, essas matas, esse céu azul lavado, esse sol, essas garotas e até essas águas de março, que já começam a chegar. Mas meu amigo Oscar Niemeyer estava com a razão quando me disse que uma cidade só é cidade até 800 000 habitantes.”
“Escolhi não viver em Hollywood, e ao invés disso vivo no Brooklyn, Nova York. É assim que gosto de viver. Prefiro sair com meus filhos e a família quando não estou trabalhando. Ir às pré-estréias não é minha idéia de diversão.”
“Ao virar a esquina,
Saindo de trás do prédio -
A lua cheia.”“Cidade natal:
Até as flores do espinheiro,
No mesmo lugar.”“Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que a luz do sol encerra
E as promessas divinas da esperança”- La trovi in Homens e mulheres
“A flor e a náusea. Uma flor nasceu na rua! Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego. Uma flor ainda desbotada ilude a polícia, rompe o asfalto. Façam completo silêncio, paralisem os negócios, garanto que uma flor nasceu. É feia. Mas é flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.”
“Definição de bom bairro: lugar onde a gente não tem condições econômicas para morar.”
Em destaque