Frases sobre o consumismo
No arquivo 32 frases, aforismos, citações sobre o consumismo“Não somos ricos pelo que temos, e sim pelo que não precisamos ter.”
“Na sociedade consumista de hoje, esta época (de Natal) é, infelizmente, sujeita a um tipo de poluição comercial que ameaça alterar seu verdadeiro espírito, caracterizado pela meditação, pela sobriedade e por uma alegria que não é externa, mas íntima.”
“A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.”
“A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.”
“Os fiéis devem estar atentos à contaminação do Natal.”
“O objetivo do consumidor não é possuir coisas, mas consumir cada vez mais e mais a fim de que com isso compensar o seu vácuo interior, a sua passividade, a sua solidão, o seu tédio e a sua ansiedade.”
“O fim material de toda a actividade humana é o consumo.”
“O nosso direito de consumir felicidade sem produzi-la não é maior do que o de consumir riquezas sem produzi-las.”
“Vivemos numa sociedade consumista, numa sociedade de desejos, e não de projetos existenciais. Ninguém planeja ter amigos, ninguém planeja ser tolerante, superar fobias, ter um grande amor.”
“O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção.”
“Eu me utilizo de todos os meios da Sociedade de consumo, penetro no Sistema, mas como um veneno.”
Para Karl Marx a ditadura do proletariado seria apenas um estágio na evolução dialética. Abolidas as classes e a propriedade privada, assistiríamos ao "fenecimento do Estado" e a floração da liberdade. Infelizmente Marx era bom filósofo, medíocre profeta e mau político.
“Muitas pessoas vão ao shopping esperando encontrar felicidade nas vitrines para suprir o vazio que nada preenche.”
“Quando começou a comprar almas, o diabo inventou a sociedade de consumo.”
“O consumo consciente é uma prática que deve ser executada sempre, independente da crise financeira.”
“Com a crise surgem oportunidades e visão de um mundo melhor e talvez seja o momento de repensar o consumo para economizar e evitar desperdício.”
“Esvazie seus bolsos filho, eles fizeram você pensar que o que você precisa é o que eles vendem, fizeram-te pensar que consumir é se rebelar.”
“Compras de Natal
São as cestinhas forradas de seda, as caixas transparentes os estojos, os papéis de embrulho com desenhos inesperados, os barbantes, atilhos, fitas, o que na verdade oferecemos aos parentes e amigos. Pagamos por essa graça delicada da ilusão. E logo tudo se esvai, por entre sorrisos e alegrias. Durável apenas o Meninozinho...” (continue)(continue lendo)“O consumismo é o paraíso dos tolos que, com suas almas vazias, trocam moedas por ilusões.”
“Estamos em um regime de governo que se preocupa apenas em formar consumidores. O fato é que a ignorância da grande maioria é voraz e acredita que isso baste.”
“O consumidor precisa ter cuidado com as promoções, pois, embora pareçam atraentes, elas podem levá-lo a comprar algo que não estava precisando, só porque estava barato.”
“Nós estamos a assistir ao que eu chamaria a morte do cidadão e, no seu lugar, o que temos e, cada vez mais, é o cliente. Agora já ninguém nos pergunta o que é que pensamos, agora perguntam-nos qual a marca do carro, de fato, de gravata que temos, quanto ganhamos.”
“Os socialistas, que tanto falam nas massas, não foram criadores nem do consumo de massa e nem da cultura de massa. Essas massificações equalizantes foram produzidas pela cultura individualista americana.”
“O progresso dá-nos tanta coisa que não nos sobra nada nem para pedir, nem para desejar, nem para jogar fora.”
“Sou absolutamente consumista. Gosto de me vestir bem, sou apaixonado por carros, por tecnologia, mas se eu tiver que fazer uma confissão daquilo que eu tenho compulsão por comprar, diria que tenho mania de bons vinhos. Não sou nenhum profundo conhecedor, mas tenho muito prazer em tomar os meus vinhos. Vou buscar o que existe de melhor.”
“O que está vendendo bem agora são os produtos contra o consumismo.”
“O ideal económico dos burgueses é aumentar indefinidamente o número dos consumidores.”
“O que a mídia de massa oferece não é arte popular, mas entretenimento que é destinado a ser consumido como comida, esquecido, e substituído por um novo prato.”
“O comércio é a arte de abusar do desejo ou da necessidade que alguém tem de alguma coisa.”
“Querer querendo, sem querer querendo, não querer querendo, não querer de jeito nenhum, querendo. No fundo, no fundo, a gente quer.”
“Sendo o feminismo incompatível com o consumismo, o marketing cooptou-o como uma moda, e logo em seguida declarou-o passado, só para cooptá-lo repetidas vezes sob diferentes rótulos estilísticos.”
“A escola é um rito iniciatório que introduz o neófito a carreira sagrada do consumo progressivo.”
Em destaque