Frases sobre os escritores
No arquivo 166 frases, aforismos, citações sobre os escritores“Eu sou um contador de histórias... Gosto de me aventurar no universo das palavras, gosto de vê-las clamando por minhas mãos, desejosas de sairem da condição de silêncio. Escrever é uma forma de desvendar o mundo.”
“O que pode um poeta sem o sofrimento? O poeta precisa de sofrimento tanto quanto de sua máquina de escrever.”
“Amo a minha vocação, que é escrever. Literatura é uma vocação bela e fraca. O escritor tem amor, mas não tem poder.”
“Um escritor pinta as letras na tela, e no mármore da à forma de uma frase. ”
“A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.”
“Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.”
“Basta ler meia página do livro de certos escritores para perceber que eles estão despontando para o anonimato.”
“O amor do poeta é maior que o de nenhum homem; porque é imenso, como o ideal, que ele compreende, eterno, como o seu nome, que nunca perece.”
“O grande escritor não precisa ser nem muito inteligente nem muito culto. A inteligência e a cultura são contudo indispensáveis nos escritores menores.”
“Ele é o escritor, narrador e o galã perfeito do seu próprio romance platônico. Tudo em um só. Tudo em mim.”
“A profissão de escritor merece toda a piedade. Escrever para ganhar o pão, escrever para viver, é deformar o talento.”
“A convivência entre poeta e leitor, só no silêncio da leitura a sós. A sós, os dois. Isto é, livro e leitor. Este não quer saber de terceiros, não quer que interpretem, que cantem, que dancem um poema. O verdadeiro amador de poemas ama em silêncio...”
“Venha sexta musa mensageira, do reino de Eloim, me traga a pena de Apolo e escreve aqui por mim: O Assassino da Honra ou A Louca do Jardim!”
“Todos os governos partem do pressuposto de que o escritor é um presumível herege.”
“No mundo dos escritores as estatísticas obscurecem as almas. Vidas inteiras são engolidas por números inteiros.”
“A mulher precisa ter dinheiro e um teto todo dela se pretende mesmo escrever ficção.”
“Só o escritor acende a luz na madrugada.”
“O escritor não dorme, ele sonha.”
“Um best-seller é o túmulo de ouro de um talento medíocre.”
“A posteridade conta sempre com a vantagem de desfrutar da obra dos escritores sem o incómodo de os aturar.”
“Um bom escritor não precisa de biografias. Toda a sua história está em suas obras.”
“Sou o autor: observem meu rosto ou meu perfil; é a isto que deverão assemelhar-se todas essas figuras duplicadas que vão circular com meu nome; as que se afastarem dele, nada valerão, e é a partir de seu grau de semelhança que poderão julgar do valor dos outros. Sou o nome, a lei, a alma, o segredo, a balança de todos esses duplos.”
“A maior desgraça que pode acontecer a qualquer escrito que se publica, não é muitas pessoas dizerem mal, é ninguém dizer nada.”
“Os biógrafos e os abutres alimentam-se de cadáveres.”
“Os grandes escritores nunca foram feitos para suportar a lei dos gramáticos, mas sim para impor a sua.”
“O escritor tem uma incapacidade congénita para contar a verdade e é por isso que escreve ficção.”
“Os grandes escritores têm a sua língua, os medíocres, a sua gramática.”
“Jornalista é peixinho de aquário: colorido e faz gracinhas. O escritor é o peixe de mar profundo. O sol não entra, mas ele tem o oceano todo.”
“Nenhum escritor pode criar do nada. Mesmo quando ele não sabe, está usando experiências vividas, lidas ou ouvidas, e até mesmo pressentidas por uma espécie de sexto sentido.”
“Ao lado das minhas personagens femininas, as masculinas são insignificantes.”
“Sim, tenho o Prêmio Nobel. E quê? Não que eu achava pouco ter o Prêmio Nobel, não, não. É que no fundo, no fundo, tudo é pouco, tudo é insignificante.”
“Poeta, não é somente o que escreve.
É aquele que sente a poesia, se extasia sensível ao achado de uma rima à autenticidade de um verso.”“O café preto e o cigarro de um escritor é o complemento de um pensamento inacabado, porém real...”
“Se um escritor quisesse demonstrar que a liberdade não lhe é necessária, pareceria um peixe querendo convencer-nos de que a água não lhe é útil.”
“O verdadeiro escritor não tem nada a dizer. O que conta é o modo que ele diz.”
“Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo.”
“O mal do escritor brasileiro é que ele toma muito pouco cafézinho.”
“Descobri numa carta de Clarice Lispector para Lucio Cardoso que polisipo, em grego, significa pausa na dor. Têm sido, estes dias, polisipos.”
“E lembre-se dos velhões que lutaram tão bem. Hemingway, Dostoievski... se você acha que eles não enlouqueceram em quartos minúsculos, como o que você tá fazendo agora, sem mulheres, sem comida, sem... sem esperança. Beba mais cerveja, ainda dá tempo. E se não der, tá tudo bem.”
“Mas os meus escritos são as minhas horas de felicidade. Mesmo naquilo que eles tiverem de cruel. Preciso escrever assim como preciso de respirar, porque o corpo me exige.”
“Estamos convencidos de que os grandes escritores colocaram a sua própria história nas suas obras. Pinta-se bem apenas o próprio coração, atribuindo-o a um outro.”
“Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.”
“Um escritor é essencialmente um homem que não se resigna à solidão. Cada um de nós é um deserto.”
- Do livro: Orlando
“Não escrevemos só com os dedos, mas com a pessoa inteira. O nervo que controla a pena enrola-se em cada fibra do nosso ser, trespassa o coração, perfura o fígado.”
“Eu sou um escritor difícil
Que a muita gente enquizila,
Porém essa culpa é fácil
De se acabar duma vez:
É só tirar a cortina
Que entra luz nesta escurez.”“Descasque qualquer bom escritor e você verá que, no cerne, ele apenas elabora tudo que gostaria de viver, as pessoas que gostaria de ser, o mundo como apenas ele enxerga. (…) Quem não escreve o que desejaria viver, quem não assume isso para si mesmo, é um covarde.”
“Eu creio que, para ser escritor, basta ter algo para dizer em frases próprias ou alheias.”
“Em vez de ouvirem os escritores em busca de respostas sobre o que somos, as pessoas precisam ouvir umas às outras, porque nós, autores, não somos mais do que meros trabalhadores da palavra.”
- La trovi in Deus
“O romancista é, de todos os homens, aquele que mais se parece com Deus: ele é o imitador de Deus.”
“Sou um alcoólatra que virou escritor para poder ficar na cama até meio-dia.”
Em destaque