Frases sobre o estado
No arquivo 82 frases, aforismos, citações sobre o estado“Eu acreditava muito nos mecanismos governamentais, mas eles têm células cancerígenas que crescem incontrolavelmente. Há algo de doentio na máquina estatal. A experiência de jovem me tornou cético para as reais possibilidades do Estado.”
“O Estado é a negação da humanidade.”
“O maior problema do Brasil é o gigantismo do estado.”
“O Estado não deve interferir na economia. Ela se ajusta por si só.”
“Assim, um príncipe sábio pensará em como manter todos os seus cidadãos, e em todas as circunstâncias, dependentes do Estado e dele; e aí eles serão sempre confiáveis.”
“É necessário além do partido único, un Estado totalitário, isto é, um Estado que absorve para transformar e fortalecer todas as energias, todos os interesses, todas as esperanças de um povo.”
“Nenhum Estado pode ser justo se as leis que o compõe não vêm dos anseios populares.”
“Nada provoca mais danos num Estado do que homens astutos a quererem passar por sábios.”
“Estou indo embora, mas o Estado sempre permanecerá.”
“Sem diminuir o Estado, nunca iremos crescer. Não foi apenas o comunismo que morreu na queda do Muro de Berlim: a social-democracia também morreu.”
“A medida do sucesso do Estado é que a palavra anarquia assusta as pessoas, enquanto a palavra Estado não.”
“Deus é quem nutre todos os homens, e o Estado é quem os reduz à fome.”
“Previ o colapso do socialismo e a vitória das economias de mercado, a necessidade do adelgamento do Estado pela privatização, a crise previdenciária tornada inevitável pelas mutações demográficas e a necessidade da abertura internacional.”
“O Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo.”
“O estado proíbe ao indivíduo a prática de atos infratores, não porque deseje aboli-los, mas sim porque quer monopolizá-los.”
“O Estado é como o corpo humano. Nem todas as funções que desempenha são nobres.”
“Quem quer, não a liberdade, mas o Estado, não deve brincar de Revolução.”
- Do livro: A lei
“Não se julga suficiente que a lei garanta a cada cidadão o livre e inofensivo uso de suas faculdades para o seu próprio desenvolvimento físico, intelectual e moral. Exige-se, ao contrário, que espalhe diretamente sobre a nação o bem-estar, a educação e a moralidade.”
“Estudei como se fosse um príncipe numa escola maravilhosa, professores estrangeiros, os melhores professores do mundo! [...] Quer dizer, meu estudo custou a fome e a morte de muita gente e é por isso que eu digo que devo! Eu devo e devo muito a escola pública.”
“O único controle que o Estado precisa ter é sobre a economia, pois ela é o centro da exploração, desigualdade e injustiça social.”
“Quem nunca esteve na prisão não sabe como é o Estado.”
“A tortura é a ferramenta de um poder instável, autoritário, que precisa da violência limítrofe para se firmar, e uma aliança sádica entre facínoras, estadistas psicopatas, lideranças de regimes que se mantêm pelo terror e seus comandados.”
“O Estado nunca é tão eficiente como quando quer dinheiro.”
“A boa educação da juventude é a prenda mais segura da felicidade de um Estado.”
“Para que o indivíduo possa empregar com eficácia seus conhecimentos na elaboração de planos, deve estar em condições de prever as ações do Estado que podem afetar esses planos.”
“Não esperar senão duas coisas do Estado: Liberdade e Segurança, e ter bem claro que não se poderia pedir mais uma terceira coisa, sob o risco de perder as outras duas.”
“As pessoas começam a infantilizar a sociedade. Agora temos Estado pai, Estado mãe, Estado tio, Estado avô.”
“No final de contas, o valor de um Estado é o valor dos indivíduos que o compõem.”
“Eu não era chefe de Estado antes, mas um homem comum. Não herdei cargo. Não sou rei e não preciso preparar o meu sucessor.”
“O Estado é uma associação de toda ciência, de toda arte, de toda virtude e de toda perfeição, uma associação não apenas entre os vivos, mas também entre os mortos e os que irão nascer.”
“Vemos que as mulheres tem sido a causa de grandes desentendimentos e de muita desgraça para os Estados e têm causado muitos danos aqueles que os governam.”
“O estabelecimento de leis sociais não pode ter o Estado como autor, mas apenas como catalisador da vontade popular.”
“Um socialismo jamais poderá ser construído por um Estado.”
“Os governos têm-se empenhado corretamente em deslocar maiores recursos para a educação básica, mas ainda não teve ânimo para desafiar o tabu da universidade pública gratuita, à qual os pobres têm difícil acesso e na qual os ricos e remediados recebem subvenção desnecessária.”
“O cristianismo, no seu verdadeiro significado, destrói o Estado.”
“Não se pode ensinar filosofia, poesia, literatura e moral. Mas existem pessoas que acreditam que o estado possa fazer isso. Cuidado com elas.”
“E necessário que não haja nem paixões nem preconceito nos negócios do Estado; a única paixão permitida é a do bem público.”
“Se dissesse que não quero influenciar o destino do meu estado, estaria dizendo que sou um político sem projeto.”
“Não adianta ser ministro se não puder ajudar a Bahia.”
O verdadeiro triunfo do estado ocorre quando seus sujeitos se referem a ele como “nós”, como torcedores de futebol falando sobre o time da casa.
“Não se pode sequer dizer que o Estado demonstrou alguma disposição para reprimir o crime, mas apenas para salvaguardar o seu próprio monopólio do crime.”
“A razão de estado não se deve opor ao estado da razão.”
“O Estado sou Eu.”
“A grande maioria de homens serve ao Estado desse modo, não como homens propriamente, mas como máquinas, com seus corpos.”
“E, assim como a multidão das leis fornece muitas vezes escusas aos vícios, de modo que um Estado é melhor governado quando, tendo poucas, elas são estritamente observadas.”
“O papel do Estado é promover a justiça e a eliminação de toda forma de exploração e desigualdade social.”
“Todo Estado é uma ditadura.”
“O Estado é a organização económico-política da classe burguesa. O Estado é a classe burguesa na sua concreta força actual.”
- Do livro: A lei
“A lei é pervertida! E com ela os poderes de polícia do Estado também pervertidos! A lei, digo, não somente distanciada de sua própria finalidade, mas voltada para a consecução de um objetivo inteiramente oposto!”
“A colocação de sinais de tráfego nas ruas e, na maioria das circunstâncias, a construção das próprias vias públicas, não pode ser paga pelos seus usuários individualmente.”
Em destaque