Frases sobre a inquietude
No arquivo 66 frases, aforismos, citações sobre a inquietude“E mesmo quando a visão se turva, e o coraçao só chora, mas na alma há certeza da vitória.”
“Ninguém te ama, ninguém te quer, ninguém te conhece, ninguém tem acesso à tua alma. Tuas neuras são só tuas, e parece que nada nem ninguém preenche esse vazio.”
“Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”
“Eu nunca fui livre na minha vida inteira. Por que dentro eu sempre me persegui. Eu me tornei intolerável para mim mesma.”
“Toda a noite, toda a noite, toda a noite sem pensar... Toda a noite sem dormir e sem tudo isso acabar.”
“Mas há mais alguma coisa... Nessas horas lentas e vazias, sobe-me da alma à mente uma tristeza de todo o ser, a amargura de tudo ser ao mesmo tempo uma sensação minha e uma coisa externa, que não está em meu poder alterar.”
“Considero o conhecimento de si mesmo como uma fonte de preocupações, de inquietações e de tormentos. Tenho-me frequentado o menos possível.”
“Eu, que jamais me habituarei a mim, estava querendo que o mundo não me escandalizasse.”
- La trovi in Errare humanum est
“As faltas que cometo não me ajudam, perturbam-me demasiado.”
“Ando tropeçando em absurdos. Em desassossegos também.”
“É por isso que tomo ópio, é um remédio. Sou um convalescente do momento, moro no Rés do chão do pensamento e ver passar a vida faz-me tédio.”
“É o silêncio, e não o barulho, que deveria inquietar a humanidade! Ele é o precedente de todas as catástrofes naturais e humanas que o mundo já registrou.”
“O maior bem do Homem é uma mente inquieta.”
“Que esta minha paz e este meu amado silêncio
Não iludam a ninguém [...]
Acho-me relativamente feliz,
Porque nada de exterior me acontece
Mas, em mim, na minha alma,
Pressinto que vou ter um terremoto.”“Da paz interior:
O sossego interior, se queres atingi-lo,
Não deixes coisa alguma incompleta ou adiada.
Não há nada que dê um sono mais tranquilo
Que uma vingança bem executada...”“O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que nem eu mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade... sei lá de quê!”
- La trovi in Tristeza
“Em vez de me obter com a fuga, vejo-me desamparada, solitária, jogada num cubículo sem dimensões, onde a luz e a sombra são fantasmas quietos. No meu interior encontro o silêncio procurado. Mas dele fico tão perdida de qualquer lembrança de algum ser humano e de mim mesma, que transformo essa impressão em certeza de solidão física.”
- La trovi in Medo
“Tudo acontece como se meu combate espiritual se passasse em uma clareira. Penetro na floresta, nada encontro, e a fraqueza logo me força a sair de lá, freqüentemente, quando deixo a floresta, ouço, ou creio ouvir, os cliques de armas usadas em uma guerra.”
“Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta Terra pode satisfazer. A única explicação lógica é que eu fui feito para outro mundo.”
“Uma vontade de sono no corpo, um desejo de não pensar na alma, e por cima de tudo uma transparência lúcida do entendimento retrospectivo...”
“Vou dormir porque não estou suportando este meu mundo de hoje, cheio de coisas inúteis.”
“Alguém que é feliz a vida toda é um cretino; por isso, antes de ser feliz, prefiro ser inquieto.”
“A inquietação presente em mim, faz meu raciocino lento.
”“Sempre que te sentires em conflito contigo mesmo, olhe para o céu, as nuvens brancas proporcionam-nos momentos de paz.”
“A inquietude não deve ser negada, mas remetida para novos horizontes e se tornar nosso próprio horizonte.”
“A vida inteira as pessoas tentam te enlouquecer, te desrespeitar e te tratar mal. Deixe Deus cuidar disso, pois sentir ódio no coração também pode acabar te consumindo.”
“Você sabe que chegou ao cúmulo da ansiedade quando fica ansiosa até pra ansiedade passar.”
“Gosto da noite imensa,
triste, preta, como esta estranha borboleta
Que eu sinto sempre a voltejar em mim!”- La trovi in Comunicar
“Pensei em tudo o que poderia dizer e o repeti mil vezes a mim mesmo quando estava deitado na escuridão. Que lutas íntimas travei! Se soubesses como estava farto daquela vã tagarelice! Eu queria esquecer tudo e recomeçar a vida ponto termo, especialmente, aqueles solilóquios.”
“Que idéia tenho eu das cousas? Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos? Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma e sobre a criação do Mundo? Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhos e não pensar. É correr as cortinas da minha janela (mas ela não tem cortinas).”
“Acordei hoje com tal nostalgia de ser feliz. Eu nunca fui livre na minha vida inteira. Por dentro eu sempre me persegui. Eu me tornei intolerável para mim mesma. Vivo numa dualidade dilacerante. Eu tenho uma aparente liberdade mas estou presa dentro de mim.”
“Sou inquieta e áspera e desesperançada. Estou cansada. Meu cansaço vem muito porque sou pessoa extremamente ocupada: tomo conta do mundo. Meu esforço: trazer agora o futuro para já.”
- La trovi in Tristeza
Ai de mim! Que vazio horrível sinto em meu peito! Quantas vezes digo a mim mesmo: "Se pudesses uma vez, ao menos uma vez, apertá-la contra o coração, esse vazio seria desfeito".
“O que eu sinto, eu não ajo. O que ajo, não penso. O que penso, não sinto. Do que sei, sou ignorante. Do que sinto, não ignoro. Não me entendo e ajo como se me entendesse.”
“Tudo quanto penso tudo quanto sou é um deserto imenso onde nem eu estou.”
“Ele prefere ser descolado do que humano.”
“Porque enfim sempre haverá sol ou sombra na cidade mas em mim... não sei o que há.”
“A vida é em geral alegre. O que nos torna injustos em relação a ela é que a alegria não é recordada. Ao contrário, a inquietude, essa, permanece.”
“O tempo, essa inquietação pura da vida e esse processo de absoluta distinção.”
“A calúnia é como uma vespa que o importuna e, contra a qual, não se deve fazer qualquer movimento, a não ser que se tenha a certeza de a matar.”
“A arte é feita para perturbar. A ciência dá-nos segurança.”
“Inquietude e descontentamento são as primeiras necessidades do progresso.”
“A inquietação pela desconfiança de que se não é suficientemente amado - é já uma das mais certas provas de que se ama um pouco, ou de que se começa a amar um pouco.”
- La trovi in Amor
“A causa da minha verdadeira inquietação é não ter a certeza de que fui amado por nenhuma das mulheres que me relacionei.”
“Porque nada de exterior me acontece.
Mas, em mim, na minha alma,
Pressinto que vou ter um terremoto.”“O calor sufoca.
De pouco em pouco,
Fogo e fumaça.”“Agora
Agora sim
tenho a morte na alma
e a vida nas mãos.”“E não sei o que sinto, não sei o que quero sentir, não sei o que penso nem o que sou. Verifico que, tantas vezes alegre, tantas vezes contente, estou sempre triste.”
“Tantas vezes, tantas, como agora, me tem pesado sentir que sinto sentir como angústia só por ser sentir, a inquietação de estar aqui, a saudade de outra coisa que se não conheceu, o poente de todas as emoções. Ah, quem me salvará de existir? Não é a morte que quero, nem a vida: é aquela outra coisa que brilha no fundo da ânsia .”
“O que me aliviava como a uma sede, aliviava-me como se durante toda a vida eu tivesse esperado por uma água tão necessária para o corpo eriçado como é a cocaína para quem a implora. Enfim, o corpo, embebido de silêncio, se apaziguava. O alívio vinha de eu caber ao desenho mudo da caverna.”
Em destaque