Frases sobre o jornalismo
No arquivo 50 frases, aforismos, citações sobre o jornalismo“Não foi o mundo que piorou, as coberturas jornalísticas é que melhoraram muito.”
“Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados.”
“A ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro.”
“Aparentemente, a imprensa internacional ultrapassa os limites éticos, mas isso não significa que um jornal inteiro deva receber uma sentença de morte por causa disso.”
“A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida.”
“Eu nunca deixarei de apurar uma informação.”
“O jornalismo para mim é uma paixão. Nunca senti aquilo realmente como um trabalho. E, como nasci em família muito pobre, fui acostumada com uma vida dura e sem frescura. A gente sempre acordava cedo, era o normal. E levei esse modo de vida espartano para a vida de repórter.”
Grandes "títulos" trazem grandes responsabilidades.
“Eu cresci. Não vou discutir minha virgindade com nenhum jornalista.”
“Jornalista é peixinho de aquário: colorido e faz gracinhas. O escritor é o peixe de mar profundo. O sol não entra, mas ele tem o oceano todo.”
“Gosto de assistir o noticiário, porque eu não gosto muito de pessoas e quando você assiste aos noticiários, se você acha que as pessoas realmente não prestam, você pode assistir e confirmar sua teoria.”
“Foi um príncipe do jornalismo. Era uma das pessoas que mais admirava em Portugal e sinto a falta do seu pensamento, da sua escrita e luminosidade. Lá, onde ele esteja, tenho a presunção de achar que ia gostar de saber que eu ganhei este prémio com o seu nome.”
“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.”
“Eu não quero acabar com o trabalho de ninguém, repórteres tem que escrever algo e se eles não tem nada real para escrever eles inventam.”
“Alguns jornalistas, agora, me fazem perguntas cretinas. E eu respondo cretinamente.”
“Jornalismo sério que atravessa os anOs!”
“É da própria natureza do jornalismo apontar o que esteja errado para que seja corrigido. Mostrar o que está ruim para que seja melhorado. Denunciar os que corrompem para que sejam punidos. Expor os que estão em dificuldades para que possam ser ajudados.”
“O jornalismo é uma atividade sujeita a doses de subjetividade.”
“Eu, como repórter de um tempo mau, fiz a terra tremer várias vezes.”
“O jornalismo não morreu: cometeu suicídio.”
“Jornalismo: uma pequena conversa por trás das folhas de publicidade.”
“O jornalismo é uma fofoca organizada.”
“No jornalismo, isso é bom: o que está escrito hoje é esquecido amanhã.”
“O jornal é, de certo modo, o teatro histórico ao domícílio, obrigado a fornecer em cada número a ração de terrível e ridículo necessária para conciliar a digestão ou o sono dos seres aos quais nunca acontece nada.”
“O jornalismo nada é, senão a arte de preencher espaços brancos.”
“A primeira lei do jornalismo é confirmar o preconceito existente, em vez de contradizê-lo.”
“Verdade absoluta é uma comodidade muito rara e perigosa no contexto do jornalismo profissional.”
“A tragédia do jornalismo é que essas pessoas estão fazendo seu melhor trabalho.”
“Os jornalistas são os trabalhadores manuais, os operários da palavra. O jornalismo só pode ser literatura quando é apaixonado.”
“Jornalismo de Economia não é uma coisa nem outra.”
“Esse programa tinha que sair do ar. E não vem falar de censura, pois o que eles fazem não é jornalismo não, é desrespeito.”
“Tudo o que presta vem da alma. Se não for assim, é tese de doutorado ou matéria jornalística.”
“Certamente a glória do jornalismo é a sua transitoriedade.”
“Pessoalmente, não leio artigos de quem omite seu endereço ou e-mail. É perda de tempo. Se elas não ouvem ninguém, por que eu deveria ouvi-las ou lê-las? Todos nós deveríamos solenemente ignorá-las, até elas se tornarem mais humildes e menos arrogantes.”
“Só existe uma honra maior do que ser o último cara que entrevistou a Dercy Gonçalves: ser o primeiro. Mas seria muita pretensão minha querer ser Pero Vaz de Caminha.”
“Somente por que você lê algo em uma revista ou assiste na televisão, não significa que seja um fato real.”
“Se o jornalismo é bom, é controverso por natureza.”
“As pessoas são atraídas pelo sensacionalismo e a mídia incentiva isso. Você pode ser manipulado por isso ou torná-lo parte de sua arte. Eu o tornei parte da minha.”
“A imprensa é composta de duas ordens de periódicos: os noticiosos e os políticos.”
“O jornalismo é popular, mas é popular principalmente como ficção. A vida é um mundo, e a vida vista nos jornais é outro.”
“Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último.”
“O jornalismo moderno tem uma coisa a seu favor. Ao nos oferecer a opinião dos deseducados, ele mantém-nos em dia com a ignorância da comunidade.”
“Continuarei sendo uma repórter na função de apresentadora, quero trazer notícia para o telespectador.”
“Foi algo muito inusitado. Pude conhecer um país totalmente fechado. No total, temos 20 fitas gravadas, que falam das questões econômica e nuclear, da possibilidade da reunificação com a Coréia do Sul e ainda o fator comportamento daquela população.”
“Temos novas séries especiais sendo elaboradas. Também pretendemos deixar o jornal aos sábados com notícias mais leves, não tão factuais. Uma nova coluna sobre clima também é pensada. Por exemplo, ao invés de falar somente do tempo, podemos falar das estações e até de agronegócio.”
“Estou trabalhando muito, arduamente, mas o resultado tem me deixado cada vez mais confiante. A credibilidade em nosso conteúdo jornalístico existe e tende a crescer mais e mais.”
“É uma alegria retornar a esse ambiente jornalístico. Venho para a Band fazer o meu melhor, ser repórter.”
“Hoje eu sou colunista em mais de 20 jornais e revistas, mas não sou colunista do jornal em que iniciei minha carreira. Por quê? Mudaram a direção e a nova editora do caderno direcionado ao público feminino (onde ficava minha coluna) disse que as mulheres preferiam ler 'receitas culinárias' do que poesia.”
“Um repórter de rock é um jornalista que não sabe escrever, entrevistando gente que não sabe falar, para pessoas que não sabem ler.”
“Chamo jornalismo a tudo o que será menos interessante amanhã do que hoje.”
Em destaque