Frases sobre o português
No arquivo 17 frases, aforismos, citações sobre o português“Minha Pátria é minha língua. Pouco se me dá que Portugal seja invádido, desde que não mexam comigo.”
“Foi sempre pelos olhos dos nossos poetas que o português viu mais longe e mais fundo.”
- La trovi in Comunicar
“Saudades, só portugueses conseguem senti-las bem porque têm essa palavra para dizer que as têm.”
- La trovi in Comunicar
“Minha pátria é a língua portuguesa.”
“Dizem não ser possível filosofar em outra língua que não alemão, ou cantar rock em inglês e samba em português.”
“Enquanto prevalecer a cultura do 'eles' (os responsáveis por todos os males) e 'nós' (as inocentes vítimas deles), vai ser muito difícil convencer os portugueses de que não há vida para a frente com a vida que levamos.”
“Meu filho está aprendendo português com Alexia, uma deliciosa mulher do Brasil, que toma conta dele terças e sábados. Para pronunciar os ‘ãos’ tenho de olhar no livro.”
“Para mim, o melhor poeta português do século XX, Fernando Pessoa.”
“A nomeação já é uma grande vitória. Pela primeira vez há um artista português nomeado. E espero que se abram portas para outros.”
“É um defeito particularmente português querermos distinguir-nos do empreendimento onde trabalhamos e de que fazemos parte. Preferimos falar, distantemente, do «lugar» ou «sítio» onde trabalhamos, como se fosse apenas uma questão utópica de localização.”
“Os portugueses são pouco dados a elogios - temem que afecte negativamente a qualidade e positivamente o preço.”
“É espantosa a tendência do português para a promiscuidade! Chega a umas termas, senta-se, volta-se para o vizinho da direita e, sem dizer água-vai, conta-lhe a vida.”
“No fundo, nós somos todos fadistas: do que gostamos é de vinhaça e viola e bordoada, e viva lá sô compadre (acerca os portugueses)”
“Porque, enfim, o que é o Brasileiro? É simplesmente a expansão do Português.”
“O Brasileiro é o Português - dilatado pelo calor.”
“O Português é indeciso e inquieto, como as nuvens em que as suas montanhas se continuam e as ondas em que as suas campinas se prolongam.”
“A língua é minha pátria e eu não tenho pátria: tenho mátria
E quero frátria...”
Em destaque