Frases sobre a psicoanálise
No arquivo 36 frases, aforismos, citações sobre a psicoanálise“O sonho representa a realização de um desejo.”
“Cada pessoa é um abismo. Dá vertigem olhar dentro delas.”
“A Psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor.”
“O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente.”
“Talvez eu e meu corpo formemos uma conspiração pelas costas de minha própria mente.”
“Todo desiquilíbrio psicológico é perda de contato com a alma.”
“Eu preciso muito deixar acontecer o momento da renovação, trocar de pele, mudar de cor. Tenho sentido necessidades do novo, não importa o quê, mas que seja novo, nem que sejam os problemas. Preciso deixar a casa vazia para receber a nova mobília. Fazer a faxina da mente, da alma, do corpo e do coração. Demolir as ruínas e construir qualquer...” (continue)(continue lendo)
“Tudo se me evapora. A minha vida inteira, as minhas recordações, a minha imaginação e o que contém, a minha personalidade, tudo se me evapora. Continuamente sinto que fui outro, que senti outro, que pensei outro. Aquilo a que assisto é um espectáculo com outro cenário. E aquilo a que assisto sou eu.”
“Há impossibilidade de ser além do que se é - no entanto eu me ultrapasso mesmo sem o delírio, sou mais do que eu, quase normalmente - tenho um corpo e tudo que eu fizer é continuação de meu começo. A única verdade é que vivo. Sinceramente, eu vivo. Quem sou? Bem, isso já é demais...”
“Frequentemente me sentia inferior. Queria apenas encontrar um jeito de me afastar de todo mundo. Mas não havia lugar para ir. Suicídio? Jesus Cristo, apenas mais trabalho. Sentia que o ideal era poder dormir por uns cinco anos, mas isso eles não permitiriam.”
“Eu sou uma banheira transbordando sentimentos. E não tem ninguém para fechar a torneira.”
“A análise me ajuda a organizar a minha história, porque o meu passado eu não posso mudar.”
“Entre o psicanalista e o doente, o mais perigoso é o psicanalista.”
“A literatura pode ser uma boa terapia pessoal, uma espécie de psicanálise na qual não se paga um psicanalista.”
“Eu sofro de mimfobia. Tenho medo de mim mesmo. Mas me enfrento todo dia.”
“Eu não tenho estrutura emocional para existir.”
“Espantei-me ao olhar ao meu redor e perceber que o sistema social havia feito um estrago irreparável em quase todos nós. Não poucas pessoas consumiam muito, mas eram autômatas, robotizadas, viviam sem propósitos, sem significado, sem metas, como especialistas em obedecer a ordens e não em pensar, o que fazia aumentar o índice de transtornos...” (continue)(continue lendo)
“Ninguém tem mente sã neste mundo,
tal modo que a função de um analista
resume-se a te ajudar a manter
um nível de desequilíbrio aceitável,
semelhante ao dele.”“Para quê olhar para os crepúsculos se tenho em mim milhares de crepúsculos diversos - alguns dos quais que o não são - e se, além de os olhar dentro de mim, eu próprio os sou, por dentro?”
“Todo tratamento psicanalítico é uma tentativa para libertar o amor recalcado.”
“Porque enfim sempre haverá sol ou sombra na cidade mas em mim... não sei o que há.”
“Nunca teria havido ciências humanas nem psicanálise se tivesse sido milagrosamente possível reduzir o homem a comportamentos racionais.”
“Sou o médico de quem às vezes se fala neste romance com palavras pouco lisonjeiras. Quem entende de psicanálise sabe como interpretar a antipatia que o paciente me dedica.”
“Freud ensinou que o amor era a supervalorização. Ou seja, se você visse o objeto amado como realmente é, não seria capaz de amá-lo.”
“Psicanálise é confissão sem absolvição.”
“Sempre precisei de um pouco de atenção,
Acho que não sei quem sou.
Só sei do que não gosto.”“Tudo o que eu faço
alguém em mim que eu desprezo
sempre acha o máximo.”“Eu sou muitos!”
“Rousseau disse que o homem nasce bom, e a sociedade o corrompe. Mas essa ideia precisa de reparos: para mim, o homem nasce neutro e o sistema social educa ou realça seus institos, liberta seu psiquismo ou aprisiona. E normalmente o aprisiona.”
“Eles me rotularam, me analisaram, jogaram mil complexos em cima de mim, problemas, Introjeções, fugas, neuroses, recalques, traumas...”
“Será horrível demais querer se aproximar dentro de si mesmo do límpido eu? Sim, e é quando o eu passa a não existir mais, a não reivindicar nada, passa a fazer parte da árvore da vida é por isso que luto por alcançar. Esquecer-se de si mesmo e no entanto viver tão intensamente.”
“Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. Não confio no que me aconteceu. Aconteceu-me alguma coisa que eu, pelo fato de não a saber como viver, vivi uma outra?!”
“Sou o abismo perdido entre o não-ser e a escuridão. Sou o desejo e alma, correndo nua na meia-noite esquecida, procurando aquilo que não é, mas pode vir a ser; o verdadeiro anseio, a paixão.”
“Quem vê é só o que vê, quem sente não é quem é, atento ao que sou e vejo, torno-me eles e não eu.”
“Mas não sou completa, não. Completa lembra realizada. Realizada é acabada.”
“Os pacientes histéricos sofrem principalmente de reminiscências.”
Em destaque