“Existem dois dias nos quais não posso fazer absolutamente nada: no dia de ontem e no dia de amanhã. Hoje, porém, é o dia no qual, conduzindo-me com dignidade, devo me comportar honesta, pura e amavelmente, tirando lições do dia de ontem e preparando-me para o dia de amanhã.”
Petrus
“Há dois tipos de opressão política, cada um com as suas peculiaridades: o socialismo e o capitalismo. Este, por meio do poder econômico, restringe a liberdade produtiva; aquele, por meio da força, restringe a liberdade religiosa.”
Petrus
“Respeito aos princípios da Igreja não significa lealdade a Cristo. Trabalhar pela igreja, tendo em foco a nossa satisfação pessoal, quer dizer amar a nós mesmos. Já para ficar claro que, além de amar a igreja, em primeiro lugar amamos a Cristo, é primordial que lhe asseguremos nossa irrestrita fidelidade.”
Petrus
“O Diabo põe lenha no fogo, mas a lenha não arde imediatamente. Assim é a provação de Satanás. No começo, parece algo inofensivo, mas depois o fogo pega e se torna ameaçador. Mas antes que as chamas da tentação se propaguem, vamos logo apagá-las com a água dos rios de água viva.”
Petrus
“O homem insensato pode ser tão exageradamente medroso quão absurdamente corajoso. Ele tanto pode ser como o elefante, que tem medo de um rato, quanto o rato, que se aninha na cama do gato. Não só pode sofrer em função do medo doentio, como também perecer por causa da estúpida coragem.”
Petrus
“A data de aniversário registra o fato de que você ficou um ano mais velho. Dessa forma, parabenizar alguém pelo aniversário consistiria falta de gentileza, uma vez que seria equivalente a dizer: Que bom! Você está mais próximo do fim!”
Petrus
“É melhor sofrer injustiça que praticá-la, pois, mesmo em proveito pessoal, a prática da injustiça pode nos causar tristeza pelo peso da consciência. Já o sofrer injustiça, ainda que o seja com dano próprio, pode vir a ser motivo de alegria, se tão somente perdoarmos o autor da maldade.”
Petrus
“Não confunda o cristão tolerância com conivência. Esta, equivocadamente, condescende com o pecado; aquela, porém, reconhece a fragilidade humana e, ainda, suportando com amor a fraqueza do outro, procura ajudá-lo a se recompor.”
Petrus
“A maior revelação das maravilhas da criação é que já viveram na terra mais de 140 bilhões de seres humanos, e nunca se encontrou sequer um que fosse exatamente igual a outro. A ciência reconhece que nem os gêmeos idênticos são rigorosamente iguais.”
Petrus
“Maria disse que Deus exalta os humildes e despede vazios os presunçosos. Vale dizer que todo aquele que humildemente vier ao Pai nunca voltará vazio, a menos, é claro, que ainda esteja tão cheio de si mesmo que não haja nele lugar para Deus.”
Petrus